TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula De Português

Exames: Plano De Aula De Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Disciplina: Estagio Supervisionado Curso: Pedagogia Turma: P5/A

A - PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental

B- PERFIL DA TURMA: A Turma é composta 20 alunos, sendo 10 meninos e 10 meninas com faixa etária de 6 anos, é bem equilibrada e bastante esforçada, a sala é organizada em dupla para facilitar a interação individual de cada aluno e em conjunto, com carteiras grandes que proporciona a interação. A apresentação de livros de historia infantil tornará a aula mais interessante e participativa. Onde também será composta por um fundo bem amplo onde os alunos realizarão desenvolvimento de projetos lazer na própria sala de aula, onde o espaço os promoverá todos esses recursos.

C- TEMA DA AULA:

1. Disciplina vinculada ao tema: Linguagem Oral e Escrita

2. Descrição do tema da aula: Vogais

D- JUSTIFICATIVA: Reconhecer e distinguir as vogais das consoantes é um passo importante no desenvolvimento da leitura e escrita uma vez que todas as palavras e todas as sílabas contêm pelo menos uma vogal. Depois que os alunos reconhecem as vogais, está montado o palco para as regras de aprendizagem e padrões de escrita para as vogais curtas e longas, as vogais finais, as vogais não acentuadas, ditongos, dígrafos, vogais em silêncio, e grafias irregulares. Quando os alunos aprenderem a reconhecer as vogais nos nomes, eles podem aprender os sons das vogais longas e curtas através de canções.

E- OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA: Aprender a reconhecer as vogais como um subconjunto de letras. Familiarizar com as vogais maiúsculas e minúsculas.

F- DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA: Vogais

G- PROCEDIMENTOS DE ENSINO: Distribuir cartões com as letras maiúsculas A, E, I, O, U a cinco estudantes. Diga à classe que estas são vogais e que cada palavra contém pelo menos uma vogal. Peça à classe para dizer o nome de cada vogal dada aos colegas e do conjunto. Distribuir cartões com as letras minúsculas a,e,i,o,u a outras cinco estudantes e pedir aos alunos para citar as letras e o conjunto novamente. Peça aos alunos que seguram as letras para estar ao lado de seus colegas com as mesmas letras, formando o padrão Aa, Ee, Ii, Oo e Uu , e pedir para os alunos para dizer o nome deste conjunto de vogais. Dizer: “Agora vamos ouvir uma canção sobre as letras vogais para ajudar-nos a recordar e memorizar.” Colocar a música As Vogais da Eliana. Os alunos irão cantar todas as letras vogais. Recortar de revistas e jornais e colar em seus cadernos as vogais. Perguntar aos alunos: “Que conjunto de letras praticamos hoje?” (Vogais) “E quais são as vogais?” (a,e,i,o,u).

H- CRONOGRAMA:

07:30 – 7:40 Música de bom dia

07:50 – 8:20 Correção do dever de casa

08:20 – 9:30 Distribuição dos cartões e diferenciação das vogais

09:90 – 10:00 Recreio

10:00 – 10:30 Apresentação da música

10:30 – 11:00 Colagem das vogais no caderno

11:00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com