TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos De Aula

Casos: Planos De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula

Leitura e Escrita: Hora da chamada

 Consigna: Observar durante toda a atividade as muitas tentativas de escrita e leitura e registrar no caderno de registro e avaliação.

 Objetivo: Realizar a leitura do próprio nome e reconhecer os dos colegas. Reconhecer as letras e escrever o próprio nome.

 Procedimento didático: Após a leitura de todos os nomes, distribua uma ficha com o nome de cada criança, o seu próprio nome. Peça que todos reproduzam o escrito, com o alfabeto móvel, (o processo deve ser auxiliado com questionamento: tem certeza que é esta letra?... a letra esta do lado correto?). Propor que cada criança escreva seu caderno o próprio nome, atividade, ou desenhos o que for proposto. (Sempre orientar os pequenos á consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar duvidas).

 Material /Recursos: Fichas com o nome das crianças; alfabeto móvel (com letras maiúsculas e minúsculas).

 Faixa Etária: 5 anos

 A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização

O trabalho com textos em sala de aula oferece sentido mais amplo às praticas educativas, alem de motivar os alunos a aprender com maior facilidade.

O objetivo de se trabalhar textos para a alfabetização é avançar no conhecimento da linguagem escrita, desenvolver o raciocínio, a criatividade e a imaginação.

Essa importância de trabalho é utilizada, pois proporciona aos alunos maiores interações nas trocas de experiências e conteúdos transmitidos. O texto trabalhado na alfabetização traz a curiosidade, desvela o desconhecido, provoca inquietações, levanta questionamentos, estimula o prazer pela leitura e o interesse em aprender para conhecer.

 A importância da leitura no processo de produção de textos

A leitura no processo de produção de textos é importante, pois alem de ampliar sua visão de mundo, enriquece o vocabulário, reconhece a coerência textual e adquiri uma bagagem de conhecimentos essenciais para que tenhamos produtores de textos com mais conteúdos com clareza e criticidade.

“A leitura conduz ao leitor á diversas compreensões sobre o texto, concedendo seus significados relacionados a outros textos lidos por ele” “(Lyolo Apud Geraldi 2003).”

Freire diz que a “leitura de mundo precede a leitura da palavra e que a leitura desta, ou seja, da palavra implica na continuidade da leitura daquela, isto é, da leitura do mundo”.

Desse modo podemos observar que a leitura é importante na formação de cidadãos (leitores) críticos, nos tornando capazes de compreender os acontecimentos do mundo que nos cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com