TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder Economico

Trabalho Universitário: Poder Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Simbiose entre poder econômico e inspiração artística

A partir da Baixa Idade Média a sociedade européia quase em sua totalidade passou a sofrer mudanças organizacionais e econômicas, e tais mudanças levaram a população à realidade do Renascimento, em que os burgos adquiriam poder, a Igreja perdera parte de sua soberania e os comércios passaram a ser mais relevantes em relação ao antigo sistema em que a agricultura era o principal meio de sobrevivência.

Tais mudanças influenciaram as diferentes classes sociais e deram ênfases diferentes ao poder econômico. Se na maior parte da Idade Média obtinham poder aqueles que possuíam terras, os nobres e clérigos, o que tornava o povo submisso e sem condição alguma ascensão, no Renascimento o poder estava nas mãos dos comerciantes e daqueles que buscavam expandir ao máximo seu comércio, pessoas essas chamadas de burguesas.

Os burgueses, então, passaram a ter mais acesso às universidades criadas no Humanismo, de forma que aprenderam a valorizar mais as artes e a tinham até como símbolo de poder, pois os mais ricos financiavam artistas para criarem obras de arte em suas casas.

Com a literatura todo esse processo também foi relevante. Os autores da época tinham uma visão ampla daquele novo status da sociedade, de forma que em Portugal a inspiração foi quase completamente influenciada pela excitação em torno das grandes navegações, pelos novos estudos da mitologia antiga, pelo lento, porém considerável crescimento dos alfabetizados entre os de maiores posses e pelo racionalismo vindo do interesse científico.

Assim a relação entre poder econômico e inspiração artística se tornou estreita, e é de extrema importância que se relacione um elemento ao outro, tanto para que se complemente o sentido do primeiro quanto para que se compreenda melhor o segundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com