TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poder econômico

Seminário: O poder econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Seminário  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Poder Econômico, concentrado no Estado de São Paulo não detém o poder político. Há décadas, São Paulo não elege um representante nato do Estado que se lance ao poder com uma plataforma paulista (lembre-se que FHC é carioca).

Historicamente, iniciando nossa análise no Império, o poder político sempre coube ao Estado de Minas Gerais, o qual, não sendo industrializado, sempre teve a maior capacidade entre os Estados de compor os quadros estratégicos na política e eleger os dirigentes máximos.

Recentemente este poder foi transferido aos estados do Nordeste, os quais além de não industrializados, não possuem o setor agrícola que Minas Gerais possui. O Nordeste possui os piores índices de desenvolvimento econômico e social do país, porém, possuem a maior média de deputado/senador por eleitor.

Isto leva a observar que o simples domínio econômico não leva naturalmente ao poder político, existindo relações entre poder político e poder econômico que transcendem o limite geográfico, o que não é explorado pelos teóricos marxistas.

No Brasil, a elite dominante forma um bloco entre financiadores (poder econômico) e políticos (poder político). O poder econômico no Brasil, não age diretamente no controle político, agindo por pessoa interposta, resultando no fato de que onde está o poder econômico não está o poder político.

As relações em um país continental como o Brasil dependem da formação de blocos de interesses políticos e econômicos, tornando a relação de poder altamente complexa, levando a análise do poder econômico à análise do processo de formação de candidaturas aos cargos eletivos.

Entender as razões do financiamento de uma campanha eleitoral permite o entendimento das pretensões do poder econômico e como ele atua por intermédio do poder político.

Comentários

RCD - Revista Crítica do Direito - ISSN 2236-5141 - Qualis B1

Denunciar abuso|Imprimir página|Tecnologia Google Sites

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com