TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria na prática

Tese: Teoria na prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

eito. A coerência está relacionada ao sentido do texto, à interpretabilidade, à inteligibilidade, à comunicação;

- Coerência é algo que se estabelece na interlocução, na interação entre dois usuários numa dada situação comunicativa;

- Coerência dá a textualidade;

- A coerência é também resultante da adequação entre o que se diz e o contexto extra-verbal;

- Um todo sem sentido não pode formar um texto;

- A incoerência não está apenas na seqüência lingüística, mas pode depender dos usuários ou da situação;

- A coerência pode variar em relação aos tipos de texto, uma vez que podem ser usadas diferentes estratégias, intenções de dizer o que se quer

Ø A teoria na prática

1. Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual consta a seguinte passagem:

“Durante sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, de 53 anos, e Édson, 58, são médicos.”

a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira a eliminar o equívoco.

b) A expressão “por outro lado”, no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?

c) Por que o emprego da palavra racionalismo é inadequado na passagem “Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, de 53 anos, e Édson, 58, são médicos.”?

(Mec – Provão)

I – O assédio em si trás no meio um poder aquisitivo escondendo ao trabalho, assim podendo fazer e refazer, adicionando o sentido, junto a essa conduta de mulher ideal. Não querendo ser prejudicial ao método agressivo, mas ao jeito decisivo a maneira pela força que o traz da forma de se agir. A teimosia circunstancial vem devido à elevacidade do adultério da simples cena de uma turbulência a um ser precioso. (Trecho de dissertação de um aluno do ensino médio)

II - A safra pertenceu originalmente a um sultão que morreu em circunstâncias misteriosas, quando uma mão saiu de seu prato de sopa e o estrangulou. O proprietário seguinte foi um lorde inglês, o qual foi encontrado certo dia, florindo maravilhosamente numa jardineira. Nada se soube da jóia durante algum tempo. Então, anos depois, ela reapareceu na posse de um milionário texano que se incendiou enquanto escovava os dentes. (Woody Allen, Sem plumas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com