TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Fundamentos Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio Fundamentos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  4.535 Palavras (19 Páginas)  •  1.948 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

FÁBIO ROBERTO PESSOA DA CUNHA, RU 488316, TURMA 2009/09

PORTFÓLIO

TERESINA

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

FÁBIO ROBERTO PESSOA DA CUNHA, RU 488316, TURMA 2009/09

Portfólio

Portfólio apresentado a UTA, Fundamento da Educação, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Fernanda Guedes

Centro Associado: Teresina - PI

Teresina

2011

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................04

Fundamentos socioculturais da educação.........................................................05

As Perspectivas construtivistas e histórico – cultural na educação escolar......07

Fundamentos filosóficos da educação...............................................................14

Referências........................................................................................................18

INTRODUÇÃO

O presente portfólio descreve os resultados do trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia Turma 2009/09, da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Pólo Teresina – PI

O trabalho trata-se de um estudo que se organiza em três etapas; primeiramente foram feitas leituras que subsidiaram o estudo no que diz respeito aos conceitos de Fundamentos socioculturais da educação, As perspectivas construtivistas e histórico – cultural na educação escolar, e sobre os Fundamentos Filosóficos da Educação a partir de diferentes autores.

Em seguida foram respondidas questões reflexivas sobre os conteúdos pesquisados e estudados, a partir desses estudos os dados foram sistematizados e organizados nesse portfólio.

Aborda-se neste trabalho algumas questões reflexivas sobre os fundamentos socioculturais da educação mostrando como podem nos auxiliar numa melhor compreensão da realidade educacional, deste o ponto de vista de uma investigação mais crítica da realidade, como o tratamento de questões como inclusão e a diversidade na escola, a desigualdade na oferta educacional, a questão da cultura e a escola.

Logo em seguida aborda –se questões sobre os principais conceitos da abordagem histórico-cultural de Vygotsky para a educação, e questões sobre a relação entre práticas educativas em diferentes culturas e o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança.

Finalmente, reflete-se sobre os Fundamentos filosóficos da educação com implicações importantes de pensadores como Platão e Aristóteles, bem como o materialismo dialético de Karl Marx e Friedrich Engels, e por último três das muitas vertentes da filosofia contemporânea – a fenomenologia, o existencialismo e o estruturalismo.

FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO

PAGINA 81.

Atividade aplicada: Prática

Procure identificar o perfil cultural dos alunos de duas escolas de sua cidade. Para isso, entreviste professores, alunos, pais, direção e coordenação pedagógica. Levante dados relativos à origem social e familiar, situação financeira, acesso a bens culturais etc,

Ao observar o perfil dos alunos de duas escolas da minha cidade percebi que elas apresentam várias características semelhantes, como origem social e familiar, e situação financeira desfavoráveis e pouca inserção cultural.

Nossa clientela é oriunda de classe média baixa. Na sua maioria de baixa renda salarial, com uma renda aproximada entre um a dois salários mínimos.

Essa situação é proporcional à falta de informação e cultura existente na comunidade da escola. Somente a escola oferece possibilidades de acesso ao conhecimento formal e de contato com a diversidade cultural e social ao aluno.

PÁGINA 248

Atividades Aprendizagem – Questões Reflexivas

1- A partir da leitura das tendências e seus vínculos formativos, explique a relevância da compreensão deste conteúdo para a formação do professor.

A compreensão deste conteúdo leva a conscientização de que a prática pedagógica cotidiana também acarreta conseqüências mais amplas em termos sócias e antropológicos. Possibilitando ao futuro professor a compreensão de que toda a prática pedagógica, consciente ou inconscientemente, tem seus fundamentos calcados em concepções políticas,antropológicas e sociais, e que toda ação educativa implica em conseqüências. E quanto mais se tiver consciência dessas conseqüências, melhor será a atividade educativa.

Assim as tendências pedagógicas auxiliam os futuros professores na tarefa de vivenciar a sua realidade profissional com um olhar mais capacitado a compreender as diferenças que se colocam a sua frente.

2 - Leia o trecho a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com