TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - MITO GREGO

Por:   •  19/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Pedagogia (Licenciatura)

Disciplina: Fundamentos da Educação

Tarefa: Portfólio 1

 Compreender os elementos que caracterizam a educação homérica.

 Praticar a pesquisa, análise de informações e a elaboração de textos próprios.

Descrição da atividade

Leia atentamente o texto a seguir:

Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado (CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013, p. 42).

Com base no excerto anterior, e no que foi estudado até este momento, pesquise e escolha um mito grego que ilustra o processo de formação proposto pela educação homérica. Em seguida, elabore um texto, de uma lauda, que contenha:

1) O nome do mito escolhido.

2) Um breve resumo deste mito.

3) Uma explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica.

Concluído seu texto, disponibilize-o no Portfólio.

No momento em que Acrísio soube que morreria pelas mãos de seu neto, através do oráculo. O rei de Argos, temendo que isso acontecesse, decidiu afastar sua filha Danae, de todos os seus pretendentes, aprisionando-a numa torre.

            Mas Zeus, encantado pela beleza dela, decidiu se aproximar disfarçando-se de chuva de ouro. Danae ficou grávida de Zeus e dessa união nasceu Perseu. Com isso, seu pai furioso não acreditando que a criança era filho de Zeus, decidiu colocar a filha e o neto dentro de um baú e jogou no mar. O baú foi encontrado na ilha de Sérifos, por um homem chamado Díctis, que os ajudou.

        Perseu cresceu e se tornou um homem muito forte. Foi então que o rei de Sérifos, Polidectes, lhe lançou um desafio, de cortar a cabeça da Górgona Medusa e trazer de até ele. Foi então que Perseu deu início ao seu propósito, sendo guiado pelos deuses Hermes e Atena que deram a ele, as armas que serviriam para enfrentar Medusa. Somando-se a isto, Perseu também recebeu importantes elementos das ninfas, como o capacete de Hades que o deixaria invisível aos olhos de seus inimigos.

        Ao chegar no lugar onde viviam as Górgonas, ou seja, Medusa e suas irmãs, Perseu observou que estas estavam adormecidas. Com isso, ele usou sua sabedoria, aproximou-se da megera, e como não poderia encará-la, caso contrário seria petrificado, fez-se de sua espada um espelho e então ajudado pelos deuses, cortou a cabeça de Medusa e escapou usando o capacete que o deixara invisível.

        No caminho para casa, ele presencia o sacrifício da jovem Andrômeda, que fora punida pelos deuses por tamanha beleza. Perseu decide fazer parada e salvar a moça. Astuto, ele usa a cabeça de Medusa e derrota a fera dos mares. Encantado pela beleza da jovem, ele propõe casamento ali mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com