TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português Instrumental

Artigo: Português Instrumental. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

- Objetivo desta atividade:

A seguinte leitura tem o objetivo de:

1. Refletir sobre a comunicação como uma necessidade básica do ser humano;

2. Entender como o processo comunicativo se opera;

3. Desenvolver uma sensibilidade para a relevância da comunicação;

4. Desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação de textos.

- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):

1. Entender melhor os textos que lê e

2. Produzi-los com mais fluência.

O texto “Comunicação” traz uma reflexão sobre a necessidade que o ser humano tem de se comunicar. Após a leitura, desenvolva as atividades!

Boa leitura!

Profª Ms. Ivi Furloni

Comunicação

Se uma pessoa ficar isolada de seus semelhantes, com alimentação e conforto físicos garantidos, mas privada de qualquer forma de contato com o mundo exterior, tenderá a apresentar rapidamente sintomas de ansiedade. Uma manifestação básica dessa ansiedade será a necessidade de falar com outros. Durante algum tempo, isso poderá ser atenuado por um monólogo, em pensamento, ou em voz alta, e mesmo pela criação de interlocutores imaginários.

Mas, com o prolongamento da situação, a fala e o próprio pensamento deverão ficar desconexos e a pessoa começará a perder o autocontrole. Se a situação não for remediada a tempo, haverá uma desagregação psicológica, acompanhada de descontrole orgânico. O modo de remediá-la é fácil e evidente: basta romper o isolamento em que a pessoa se encontra. Com isso, ela poderá satisfazer a uma necessidade humana básica: comunicar-se.

Se, no entanto, duas pessoas desconhecidas entre si forem deixadas no mesmo ambiente, com ordens de não trocarem uma palavra e se ignorarem mutuamente, o resultado será diverso. E, breve começarão a aparecer sinais de tensão entre elas e se verificará que é praticamente impossível quem uma ignore a presença da outra. Os menores gestos passarão a ser observados atentamente; cada qual procurará interpretar o comportamento do outro e encontrar-lhe um sentido. Não demorará muito para que cada um comece a orientar suas atitudes em função das do outro: haverá comunicação entre ambos, por mais que se queira evitá lo. Os gestos e o comportamento dos dois passam a ser mensagens involuntárias, e cada qual se converte num emissor e receptor dessas mensagens.

De modo geral, nas situações em que há mais de duas pessoas envolvidas (isto é, nos grupos), cada comportamento se orienta em relação ao dos demais. Nos grupos organizados, em que seus membros ocupam posições bem definidas, existem regras que orientam esse comportamento. O que está em jogo é novamente a comunicação, que forma uma rede entre os membros do grupo, tanto mais complexa quanto maior e mais organizado for o grupo. Nos menores, a comunicação direta entre as pessoas ainda é a predominante. Na convivência de grandes massas humanas (na sociedade tomada como um todo) predomina a comunicação indireta, através de veículos que atingem uma multiplicidade de indivíduos, dando-lhes uma orientação cotidiana.

A partir desses exemplos pode-se concluir que a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com