TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção e Operações

Seminário: Produção e Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Seminário  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo para estudos – Mód. 4.1

Setor de Produção e Operações – responsável por transformar insumos (matéria-prima e mão de obra) em resultados, na forma de bens e serviços (produtos acabados). Exemplos: Marketing e Vendas (propaganda), Desenvolvimento (inventar), Produção (fazer, servir).

Produção - projetos, planejamento e controle, controle e melhoria. Apoiar, implementar e impulsionar (líder da atividade).

Evolução da produção – Artesanal> Máquina a vapor> Padronização>Administração científica>Fordismo>Relações humanas>Toyotismo>Automação Industrial.

Processo de transformação – ato de usar um ou mais recursos para mudar o estado ou condição de algo (inputs) para se produzir saídas (outputs).

Bens tangíveis: podem ser estocados, transportados – físico.

Bens intangíveis: não pode ser estocado, produção e consumo simultâneos – serviços.

Objetivos de desempenho da produção: Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos.

Prioridades entre os 5 fatores de desempenho: consumidores e concorrentes.

Os 4 “Vs” da produção: volume (quantidade produzida e automação), variedade (vários itens sendo baixo ou alto), variação (alteração de consumo- alta ou baixa ou demanda) e visibilidade (como o produto é visto e aceito pelo cliente).

Sistema de produção contínua – empresas que possuem alto volume sem modificações por um longo período de tempo, onde o ritmo de produção é acelerado e as operações são executadas sem interrupção ou mudança. – Ex.: indústrias de automóveis. Pode ser classificada em contínua pura (apenas um produto) – Ex.: Hidrelétrica ; e contínua em massa (mais de um produto) Ex.: automobilística.

Sistema de produção em lotes – produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez, terminando esse inicia outro lote e assim por diante. Ex.: Ind. Têxteis, farmacêuticas.

Sistema de produção Sob Encomenda – produz somente após ter recebido o pedido ou a encomenda de seus produtos. Ex.: Oficinas em geral, construtoras de navios e aviões.

Projeto – maior padronização, menor número de peças, robustez, inexistência de falhas, qualidade e custos.

Qualidades dos produtos – ser funcional, manufaturável, ter boas vendas e satisfazer as necessidades dos clientes.

3 aspectos essenciais de produtos e serviços: conceito (benefícios esperados), pacote de produtos e serviços (garantias) e processo (viabilização).

Ideias virando conceitos: Fontes internas – necessidades, sugestões de vendedores e atendentes e ideias da equipe de pesquisa e desenvolvimento (P & D). Fontes externas: pesquisas de mercado, sugestões dos clientes e ações da concorrência.

Alguns processos para gerar o pacote de satisfação do cliente: utilidade, qualidade, facilidade de uso, simplicidade, clareza, ordem, naturalidade, estética, inovação e veracidade.

QFD – Desdobramento da função qualidade: todo o processo tem em vista atingir as necessidades do consumidor.

FMEA – Análise do modo de falha e de seus efeitos: estudos e atos para evitar de ocorrer problemas no processo de produção.

Influências para revisar um produto: baixa qualidade, baixa demanda, desempenho atual é inadequado, alto custo dos insumos e concorrentes usando novos processos.

Método dos 5W2H – 5W: What (O que produzir?), Who (Quem vai participar da ação?), Where (Onde será executada a ação?), When (Quando será executada?), Why (Por que a ação será executada?) > 2H: How (Como será executada a ação) e How Much (Quanto custa para executar a ação?).

Modos para aperfeiçoar o método: selecionar, registrar os fatos, examinar, desenvolver método mais prático, econômico e efetivo, implantar novos métodos e tecnologias e acompanhar.

Pontos de destaque nos projetos: ergonomia (como o corpo se adapta), empowerment (autonomia) e trabalho em equipe (responsabilidades compartilhadas).

Finalidades do estudo de tempos: planejar com eficácia, avaliar o desempenho de produção, determinar os custos, balancear a produção e os roteiros de fabricação.

Equipamentos utilizados para controlar o estudo de tempos: cronometragem, filmagem e observações diretas.

TP = TCM x V x FT

Onde:

TP=tempo padrão, TCM=tempo ciclos medidos, V=Velocidade operação, FT=fator de tolerâncias.

Tecnologias de processo: máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da organização.

Tecnologias de produção: inovar tecnologicamente, liberar da execução de tarefas repetitivas, diminuir riscos de trabalhos insalubres ou de risco, maior conforto, maior enriquecimento. Riscos das tecnologias de produção: dependência tecnológica, desemprego causado por substituição da tarefa humana por máquinas (corte de cana) riscos ao processo (energia nuclear).

Tipos de tecnologia para consumidores: interage diretamente (ativa) – compras pela internet. Tecnologia intermediária (passiva): metrô, montanha russa.

Tem relação com a T.I. (Tecnologia de Informações): ERPs e MRPs, Internet, Intranet e Extranet e Sistemas especialistas. Produzir, controle de qualidade, estoques e gestão da manutenção industrial.

Rede de operações produtivas: operações produtivas interconectadas, incluindo fornecedores e clientes, competem mais efetivamente, identifica ligações importantes e uma perspectiva de longo prazo.

Uma empresa deve ser bem localizada visando uma maior concorrência, menos custos com transportes, água, luz, saneamento, maior comunicação com os clientes, aspectos locais, acesso, segurança, menos custos com pessoal, atitudes ambientais e governamentais entre outros... ou melhor dizendo: qualidade de vida.

Método do centro de gravidade: minimizar custos de transporte e local, centro mais favorável e considerar fornecedores e clientes.

Arranjo físico: posicionamento físico dos recursos de transformação, como eles fluem pela produção e como afeta as pessoas. Menor tempo para realizar atividades, ganhos, corte de custos, maior agilidade no atendimento....

Layout em fábricas: suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com