TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Saúde e Doenças causadas por Toxinas Ambientais

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de saúde:

Bacterioses: Apesar de existir bactérias em nosso organismo algumas delas causam doenças, e muitas delas são extremamente graves. Estas doenças, que são chamadas bacterioses, podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, através de contato ou até pelo ar.

Alguns exemplos de Bacterioses:

• Tuberculose (É causada pelo Bacilo de Koch)

• Lepra ou Hanseníase (Causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae.)

• Leptospiros (É causada pela Leptospira)

• Difteria ou Crupe ( Causada pelo bacilo diftérico)

Protozooses: Grande parte dos protozoários possui vida livre, entretanto, existem algumas espécies de protozoários parasitas. As espécies parasitas de protozoários são responsáveis por causar algumas doenças nos seres humanos, nas quais as chamadas protozooses. Essas doenças podem causar problemas simples no corpo, como por exemplo vômitos, contudo podem levar também a consequências trágicas. As doenças causadas por protozoários possuem variadas formas de transmissão, como ingestão de água e alimento contaminados, picadas de insetos e via sexual.

Exemplos de protozooses:

• Amebíase; (É causada pelo Entamoeba histolytica).

• Doença de Chagas (É causada pelo protozoário Trypanosoma).

• Toxoplasmose (Causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii).

• Giardíase (causada pelo Giárdia lambli).

Micoses: Micoses são infecções incômodas e resistentes, causadas por diferentes espécies de fungos. Algumas micoses podem ser confundidas com alergias ou mesmo hanseníase. Os fungos desenvolvem-se alimentando-se de gordura ou queratina presentes no corpo, eles se proliferam mais em locais com alta umidade e calor, ou até mesmo ou quando a imunidade da pessoa está baixa. Geralmente se trata de uma infecção superficial, entretanto pode atingir órgãos internos, sendo então classificada como uma infecção profunda.

Doenças causadas por Toxinas Ambientais.

Toxinas ambientais são substâncias tóxicas causadas por organismos vivos, que podem causar problemas de saúde nos seres humanos e animais, e pode levar à morte. Muitas dessas toxinas são despejadas nos suprimentos de água e cadeia alimentar, onde eles podem ser consumidos pela população humana em geral. Sempre que o nosso organismo entra em contato com alguma toxina, um processo de destoxificação é iniciado, para poder eliminar essa substância A destoxificação ocorre em todas as células do corpo, mas principalmente nas do intestino e do fígado. Doenças provocadas por toxinas ambientais são causadas por intoxicação ou envenenamento, como por exemplo:

• Silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica. O pode sílica é um elemento essencial na criação da área, sendo assim ele afeta geralmente as pessoas que trabalham com mineração, ou que trabalham como cortadores de arenito e de granito, entre outros. Os sintomas da Silicose podem aparecer em poucos meses ou em muitos anos após a exposição inicial, isto dependendo do tipo da doença e da quantidade de sílica que foi inalada.

O pó de sílica é extremamente tóxico e quando inalado as células do pulmão acabam o “absorvendo” e quando elas liberam as enzimas, ocasionam a formação de um tecido cicatricial no pulmão. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com