TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Monografias: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 2

ORIENTAÇÃO:

Prezado Aluno

Elabore um texto de aproximadamente 30 linhas (Fonte Arial 11, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm), explicando como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores. Sendo assim, seu texto deve englobar os seguintes itens:

1. Explanação sobre o conceito saberes docentes;

2. Descrição e argumentação sobre como os saberes docentes podem ser articulados no currículo.

1. Explanação sobre o conceito saberes docentes;

O conceito dos saberes docente está em evidencia em muitas pesquisas que têm procurado mostrar a sua importância para a formação, atuação e desenvolvimento dos professores e é nesse contexto que se discute a importância que se deve atualmente a este tema.

Essas pesquisas tem revelado que o saber é sempre o saber de uma pessoa que trabalha alguma coisa no intuito derealizar um objetivo qualquer.

O saber dos professores é o saber deles, e se relaciona com a pessoa e a identidade deles e também o saber não provém de uma fonte única, mas sim de várias e de diferentes momentos da história de vida e da carreira profissional.

O professor é um profissional que detém saberes de variadas matizes sobre a educação e tem como função principal educar crianças, jovens e adultos. Por isso, o ‘saber profissional’ que orienta a atividade do professor insere-se na multiplicidade própria do trabalho dos profissionais que atuam em diferentes situações e que, portanto, precisam agir de forma diferenciada, mobilizando diferentes teorias, metodologias, habilidades.

2. Entretanto, é preciso perguntar: por que o ‘saber profissional’ dos professores, os saberes docentes, são constituídos por vários ‘saberes’? Os professores tratam da gestão da matéria e da gestão da sala de aula e, por isso, necessitam utilizar diferentes ‘saberes’ necessários à consecução dos objetivos previamente definidos.

Enfim os saberes dos professores aprendidos durante a formação inicial irão ser reformulados e se reconstruindo no dia-a-dia da sala de aula, a partir dos saberes curriculares e daexperiência e de outros saberes científicos da formação continuada e do desenvolvimento profissional.

2. Descrição e argumentação sobre como os saberes docentes podem ser articulados no currículo.

Ser professor faz toda a diferença. Atualmente o professor tomou um lugar na sociedade diferente de antigamente, pois nem sempre a familia está presente, tanto no âmbito escolar como na vida da criança. O professor acaba que passando do papel apenas de transmitir conhecimento, e passa a ser um grande incentivador em todos os sentidos, um mediador do conhecimento, em uma troca constante com seu aluno, onde ambas as partes aprendem.

É uma profissão onde o profissional tende a ser cada vez menos valorizado, salários defasados é muito pouco estimulado para tanto. Porém, sabemos que ser um educador de qualidade faz com que a sociedade vá sofrendo mudanças e buscando suprir a necessidade de em busca de uma equivalência entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com