TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervençao

Trabalho Universitário: Projeto De Intervençao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Introdução

Esta projeto foi elaborado para promover reflexão sobre uma das questes básicas da nossas sociedade: a concientização e a importâcia dos anmais em nosso ambiente e estimular a preservação dos mesmos.

4.2 Dados Gerais do Projeto

- Identificação da instituição: Municipal Francisca Moura Pereira da Silva

- Carga horária: 24 horas ( 6 dias)

- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Professores

- Temática – conteúdo – Animais( diferenciar os tipos de animais).

- Objetivo geral: Definir de diversos animais e suas principais características diferenciado sua classificação apontando sua diversidade( locais onde vivem, sua alimentação,seus hábitos e outras peculariedades relativas a cada espécie).

- Objetivos específicos: O tema deste projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral conta com várias experiências, contadas pelos os mesmos. A proposta deste assunto “animais” e uma das possível justificativa, pois os animais tem uma importante presença em seu mundo, no seu cotidiano ( desenhos animados, histórias, jogos e etc) e além disso possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundados e ampliados ao decorrer do estudo.

- Metodologia: Comparar diversos tipos de animais através de observações de figuras, identificar as características individuais de cada grupo de animal, saber identificar animais domésticos e silvestres, animais úteis e prejudiciais ao homem, animais com penas, pelos e escamas, e seu ambiente onde vive.

- Recursos: Livros didáticos, CDs e som, televisão, filmes,papeis diversos, lápis colorido, giz de cera, lápis comum,cola tesoura, atividades xerocadas, cadernos,tinta pincel, máscaras de animais , origamis de animais, dobraduras e entre outros.

- Avaliação: A avaliação deste projeto se dará a um processo contínuo e evolutivo, ou seja, levando em conta todo o processo. Mais acima de tudo sabendo compreender, respeitar e identificar as difenreças e competências de cada criança em cada fase da criança.

4.3 Referencial Teórico

Faça uma revisão teórica do tema a ser desenvolvido como intervenção. Escolha o tema e pesquise em livros ( material didático impresso do curso, livros da área de educação infantil, periódicos, internet, etc). Elabore um texto sobre esse tema e o ensino na Educação Infantil.

4.4 Planos de Aula da Intervenção

Plano De Aula 1

- CONTEÚDO - Os animais

- OBJETIVOS – Reconhecer e classificar os diferentes tipos de animais levando a perceberem que os animais são seres vivos e que são diferentes um dos outro.

- DURAÇÃO - 4 horas

- METODOLOGIA – Promover passeios de modo em que os alunos tenham contato com os animais e a natureza explanandos os diversos tipos de animais que existem e sua diversidade.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Cartazes com figuras de diversos animais, filmes com desenhos de animais, televisão, lápis de cor, pinturas, atividades xerocadas e no caderno.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO - Dara-se de forma contínua através dos progressos ao decorrer de cada atividade.

PLANO DE AULA 2

- CONTEÚDO – Aves

- OBJETIVOS – Desenvolver a curiosidades dos alunos aos diversos tipos de aves, como é sua cobertura de seu corpo, sua forma de locomoçao, seu ambiente onde vive.

- DURAÇÃO - 4 horas

- METODOLOGIA –Promover uma conversas sobre os tipos de aves com perguntas orais, apresentação de fotografias de aves que os alunos tenham em casa, exposição de trabalhos e atividades elaborados pelos alunos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS - Cartazes com figuras de diversos tipos de aves, recortes e colagem de figuras para montar um mural, lápis de cor, pinturas, atividades xerocadas e no caderno.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO - Dara-se de forma contínua através dos progressos ao decorrer de cada atividade.

PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDO - Peixes

- OBJETIVOS - Identificar algumas características dos peixes( cor, tamanho, cobertura do seu corpo...),os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com