TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Plano De Aula

Trabalho Universitário: Projeto De Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este projeto será desenvolvido na Escola Maria Lúcia moura Marin. com cerca de 100 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

Justificativa

É a escola e a sala de aula o espaço em que se dá o encontro de “diferenças”, portanto é o lugar ideal para o exercício da tolerância, mas não é isso que ocorre, pois a escola se transformou em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos os tipos de agressões verbais e físicas caracterizadas como um fenômeno de violência mundial chamado “Bulliyng”. Apesar da popularização desta palavra de origem inglesa que significa “usar a superioridade física para intimidar alguém”, o fenômeno Buliiyng ainda precisa ser objeto de estudos e compromisso da sociedade na superação deste nas escolas brasileiras, pois atualmente esta sendo caracterizado como um problema de saúde pública. Durante a realização dos módulos anterior deste Curso e baseadas no conhecimento da escola ,buscamos durante o processo desenvolver um olhar mais observador nas relações sociais da escola tanto dos alunos quanto professores e demais profissionais ligados a este espaço escolar. Sendo assim, atentamos para os sinais de violência apresentados neste período, procurando intermediar situações, neutralizar problemas de agressões e assessorar as vítimas. Mas percebemos que nossas ações ainda estavam insuficientes, por isso resolvemos que nosso projeto deveria contemplar esta problemática, percebemos então que para isso é necessário conhecer o “Bulliyng”: sua origem, suas manifestações, suas causas e como prevenir. Alguns questionamentos surgiram: Por que razão as diferenças de cor de pele, idade, preferencia sexual, religião ou até sotaque são motivos de tanto estranhamento e agressão?

Por que para muitos, é difícil conviver com o diferente?

É do nosso conhecimento que não há receita pronta para resolver este problema, pois cada escola e cada período desta mesma escola têm características peculiares, mas, apesar disso acreditamos que é possível fazer algo que venha contribuir para o enfraquecimento deste fenômeno em nossa U.E. Através de um projeto baseado na “Cultura da Paz” onde todos os envolvidos terão muitas oportunidades de descobrir que o diferente existe e é possível conviver e aprender com estas diferenças, ou seja perceber que existe algo mais do que o seu reflexo no espelho.

Objetivo Geral

O projeto Bullying objetiva colaborar na melhor formação das crianças e dos adolescentes no exercício da tolerância as diferenças, sem perder o foco da reeducação dos demais envolvidos (pais, responsáveis e profissionais da educação envolvidos).

Objetivos Específicos

Reduzir significativamente ocorrência de violência e vandalismo na Unidade Escolar.

Neutralizar o fenômeno “bullying”na U.E. Através do conhecimento e da promoção de ações voltadas para o respeito e valorização das diferenças, promoção da cultura da paz e dos princípios universais do respeito à igualdade e à dignidade humana.

Fundamentação Teórica

Levantamos uma bibliografia de livros e títulos de filme existente na escola ou possível de acesso através de empréstimos, que atendesse as várias faixas etárias dos alunos Livro: “Violência na Escola – um Guia para Pais e Professores” Caren Ruotti, Renato Alves e Viviane de Oliveira Livro “Não era uma vez... Vários Autores Ed. Melhoramentos Livro: A primavera da Lagarta autor Ruth Rocha Ed. Melhoramentos Livro: Bullying Vamos mudar de atitude! Jefferson Galdino Ed. Nova América Outros Livros infantil: Menina Bonita do Laço de Fita, o Menino Nito, Frederico, Etc.

Metodologia

Criar condições favoráveis através do projeto para que os envolvidos sejam capazes de aprende com as diferenças, fortalecendo o exercício da tolerância que é capaz de superar o preconceitos e os conflitos que nascem nos choques de ideias e valores através de uma metodologia investigativa e dialética.

1ª ETAPA

Levantamento teórico para o projeto (bibliografia)

Formular questionário de pesquisa entre alunos, professores e comunidade.

Identificar espaços e momentos que ocorrem manifestação de violência na U.E.

Analisar nosso espaço, ocorrências e como será possível algumas intervenções a curto, médio e longo prazo.

Sensibilização dos envolvidos (alunos, professores, comunidade, etc. 2ª ETAPA

Possibilitar o conhecimento deste fenômeno através da teoria e da bibliografia pesquisada.

Fazer uso dos recursos abaixo para sensibilização, contextualização, reflexão e promoção de debates sobre o tema

Recolher sugestões para implementação de enfrentamento do problema, criando uma campanha de combate ao bullying com a participação de todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com