TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto "O Mundinho Azul"

Pesquisas Acadêmicas: Projeto "O Mundinho Azul". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  6.453 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: O MUNDINHO AZUL

JUSTIFICATIVA:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social da criança, levando-a a descobrir a alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estar.. Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses dos alunos do , do CEMEI Bom Jesus.

A Contação de histórias e a preservação do meio ambiente sendo então o tema para o projeto baseado na Literatura Infantil, como começou o “Mundinho”.

Este projeto procurará desenvolver nas crianças atitudes para que estas aprendam a preservar o meio em que vivem, respeitar o próximo e para que se sintam envolvidas num mundo maravilhoso de se viver.

LEITURA E DEBATE COM OS ALUNOS: (CONSCIENTIZAÇÃO)

• Apresentação

A preservação do meio ambiente vem ocupando lugar de destaque nas discussões em sala de aula e na mídia em geral.

“Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade.”

Seguindo esse pensamento, a turma do maternal II, vem propor com esse projeto mudanças de consciência e de valores que promovam as mudanças de atitudes necessárias em relação à preservação e conservação do meio ambiente.

SINOPSE

Era uma vez um mundinho... que poderia até ser chamado de planeta azul. Com muitas cores e graça trabalhava a importância da água para a vida e de sua preservação, convidando o pequeno leitor a salvar o mundinho azul.

HISTÓRIA: "O MUNDINHO AZUL"

Venha conhecer o Mundinho, um planeta especial, Que pode até ser chamado de Planeta Azul visto à distância, lá está ele no espaço: uma gigante esfera azul. Essa é a cor dos seus oceanos, que cobre quase todo o Mundinho.

Com o calor do sol, a água dos oceanos, lagos e rios evaporam e sobe no ar. Onde o ar é muito frio, formam-se as nuvens. Quando as gotas que formam as nuvens ficam pesadas demais para flutuar, elas caem em forma de chuva. Esse é o ciclo da água no Mundinho

No Mundinho vivem homenzinhos que sabem da importância da água para a vida... Por isto, eles cuidam dos mares, lagos e rios. Apesar de o Mundinho ter tanta água, a maior parte dela é salgada, pois existem mais oceanos do que lagos e rios. Assim, a água é escassa, o que preocupa os homenzinhos

Nas praias, o lixo de quem está de férias vai para o cesto. As crianças também colaboram. Todos respeitam o mar e sua biodiversidade.

Os homenzinhos sempre agradecem ao Mundinho e dizem felizes: “Viva a água do Mundinho!”

Objetivo Geral:

Adotar posturas no ambiente escolar, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

Objetivos Específicos:

- Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;

- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;

- Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;

- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;

- Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente;

- Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive;

- Conhecer e combater o mosquito da Dengue;

- Conhecer os materiais que podem ser reciclados;

- Incentivar a coleta seletiva;

- produzir trabalhos de artes, utilizando as diversas linguagens artísticas.

Desenvolvimento:

1. Trabalhar o texto: Cuidando da Natureza;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com