TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto água

Pesquisas Acadêmicas: Projeto água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................2

2-JUSTIFICATIVA..............................................................................................4

3-OBJETIVO........................................................................................................5

4- METODOLOGIA...............................................................................................6

4.1- 1°ETAPA......................................................................................................6

4.2- 2° ETAPA.....................................................................................................6

4.3- 3°ETAPA......................................................................................................7

4.4- 4°ETAPA......................................................................................................7

AVALIAÇÃO........................................................................................................9

CONCLUSÃO.....................................................................................................10

REFERÊCIA.......................................................................................................11

INTRODUÇÃO

É difícil encontrar uma criança que não goste de brincar com água, na piscina no mar, no rio ou até no quintal de casa. Pode ser que algumas briguem para entrar no banho, mas só até elas perceberem que brincar dentro do banheiro debaixo do chuveiro também pode ser uma delícia. , mas aí mora um grande problema: a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada. Cerca de 97% da água que existe no nosso planeta é salgada.Dor restante, 2%está congelada e somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas, população atual da terra. O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso à água. Em região da África e do Oriente médio, há quem não encontre água potável e tenha de recorrer à compra em locais distantes de onde moram.

Por conta de bacia Amazônica e do Pantanal, o Brasil conta com grandes reservas de água doce. Esse faro costuma provocar, no inconsciente coletivo, uma falsa impressão de que o recurso é inesgotável. E o povo brasileiro acaba figurando entre os que mais gastam e desperdiçam água no mundo. Infelizmente, muita gente ainda lava as calçadas com mangueiras que não controlam a saída de água, conduta que em algumas cidades, é proibida e passível de multa. Isso, sem contar os banhos demorados: de 15 minutos com o chuveiro elétricos ligado consomem, em média, 45 litros de água.

A escassez de água ao redor do planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem. Os próximos 50 anos serão decisivos, pois as projeções apontam que, nesse prazo, metade da população mundial conviverá com a falta de água caso nenhuma providencia seja tomada. Hoje mais Do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância de preservação desse recurso natural indispensável á vida. Nesta sequência de atividade, o consumo consciente será abordado combase na observação da quantidade de água usada em casa e na escola.

Justificativa

Desde pequenos o homem aprendem muito sobre a educação ambiental desenvolvendo sua consciência ambiental de modo que ele conheçam o meio ambiente que vivem.tendo como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre as problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Dai a importância de trabalhar desde cedo a educação ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do aluno contextualizando com a sua realidade na formação do cidadão crítico e participativo.

OBJETIVO

Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. Reconhecendo a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

Levar a turma a compreender que a água esta ficando escassa no nosso planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos do nosso planeta.

METODOLOGIA

1º etapa

Esse é o momento de mostrar ás crianças a importância do tema. Pode-se propor se início, a seguinte questão: “Quais atividade domésticas vocês conhecem que precisam de água”? Independentemente de ser tratada, filtrada ou mineral.

Conforme as sugestões surgirem, anote-as em um cartaz de papel craft ou reserve algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e colem nos cartazes. Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupas, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Como o uso doméstico não varia muito ao menos em áreas urbanas, conversar sobre essas atividades ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Caso surja alguma colocação sobre o preparode alimentos, pergunte às crianças quanto de água elas acham que se usa com essa finalidade. Esse dado poderá ser retomado na terceira aula de sequência.

2º etapa

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem também sobre o uso do recurso na escola.para isso , reserve um momento da aula para levar a turma até uma pia de uso comum.Lá, peça que cada um lave as mãos com apenas 200ml de água, medida correspondente a um copo de plástico de tamanho pequeno. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem. Ao final da atividade, pergunte a eles como foi à experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água?Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas?Depois que os alunos fizerem suas colocações, conte a eles que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com