TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova N2-Comunicação E Expressão

Trabalho Universitário: Prova N2-Comunicação E Expressão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  4.314 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Tendo por base o que foi explicado sobre “resenha” no conteúdo referencial da disciplina, é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Uma resenha é um texto completamente baseado em outro; os conteúdos abordados pelo seu autor devem ser apresentados integralmente, sem qualquer parecer crítico.

Resposta Correta: a.

Resenhas são análises que, quando publicadas em jornais, revistas, sites entre outros, são consideradas de interesse público. Portanto, o autor observa a obra e aponta alguns de seus aspectos que ele considera relevantes.

Feedback da resposta:

Como visto no conteúdo referencial, resenhas são análises que, quando publicadas em jornais, revistas, sites entre outros, são consideradas de interesse público. Portanto, o autor observa a obra e aponta alguns de seus aspectos que ele considera relevantes. A partir dessa análise, o leitor já tem uma opinião sobre a obra e pode decidir se ela lhe interessa ou não.

Pergunta 4

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Leia o trecho da resenha “Um gramático contra a gramática”.

"Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática linguística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

Relacionando intertextualidade e estratégias de leitura, pode-se afirmar que as resenhas

Resposta

Resposta Selecionada:

não são textos intertextuais e podem ser consideradas estratégias de pré-leitura, possibilitando a ampliação de ideias sobre a obra resenhada.

Resposta Correta:

apresentam intertextualidade explícita e podem ser usadas como estratégia de pré-leitura para aqueles que desejam ler a obra.

Feedback da resposta:

Feedback: sendo um texto totalmente baseado em outra obra, a resenha é sempre um texto de intertextualidade explícita, uma vez que só existe para comentar outro texto. Pode ser usada como estratégia de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura.

Pergunta 5

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Leia o trecho do artigo “Não atropele a gramática ao falar”, de Reinaldo Polito.

“Temos roupas diferentes para as mais diversas ocasiões, e usamos uma ou outra dependendo da circunstância.

Com a língua não é diferente. Se tivermos de apresentar um projeto acadêmico, a linguagem deverá ser própria para a academia. Se fizermos uma exposição na empresa, os termos do mundo corporativo serão os mais apropriados. Se estivermos conversando com um grupo de amigos, a comunicação solta, do cotidiano, sem muita preocupação com acertos ou desvios gramaticais é a mais indicada.

Podemos ter o mesmo raciocínio também quando nos referimos à gramática para a comunicação oral”.

Com base no excerto e no conteúdo referencial, podemos afirmar que

Resposta

Resposta Selecionada:

o uso do português padrão é importante; porém, na fala, devemos nos adequar à situação, nem eruditos demais e nem informais demais. Cada situação pede uma linguagem e um comportamento diferenciados.

Resposta Correta:

o uso do português padrão é importante; porém, na fala, devemos nos adequar à situação, nem eruditos demais e nem informais demais. Cada situação pede uma linguagem e um comportamento diferenciados.

Feedback da resposta:

Feedback: Assim como as roupas, a língua também deve adequar-se a diferentes situações; é importante que, em uma apresentação oral, o locutor entenda que a linguagem a ser usada deve ser tão formal quanto seu comportamento, mas deve atentar-se para não ser muito erudito; utilizar uma fala formal, porém adequada e acessível ao entendimento de seus expectadores.

Pergunta 6

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Observe a imagem abaixo e considere a alternativa correta quanto ao conceito de texto:

I – É um texto verbal e visual, mas não há locutor, nem alocutário presentes na imagem.

II – Não se trata de um texto, uma vez que comunicações ocorrem entre pessoas por canais diversos, como poesia, romance, um editorial de um jornal, um discurso político.

III – Uma dança é um texto visual.

IV – Não se trata de um texto, mas apenas de um tipo de manifestação artística, a dança.

Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Apenas a afirmação III está correta.

Resposta Correta: b.

Apenas a afirmação III está correta.

Feedback da resposta:

Apenas a afirmação III está correta.Um texto pode ser tanto linguístico quanto visual ou até mesmo gestual, como uma aquarela, gravura ou até mesmo uma dança, já que apresentam características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com