TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Dissertações: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 3

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

De que modo os fatores biológicos, sociais, contextuais e culturais associados ao desenvolvimento têm sido considerados nas abordagens teóricas que fundamentam a pesquisa atual sobre a adolescência?

Quais são as características da adolescência e suas implicações para a prática educativa?

Quais tipos de conflitos são vivenciados na adolescência e quais os desafios do educador no trabalho com eles?

A Psicologia e o Jovem

Nas abordagens teóricas que fundamentam a pesquisa atual sobre a adolescência, entende-se que a adolescência constitui uma etapa do desenvolvimento humano, na qual fatores biológicos, sociais, contextuais e culturais associados ao desenvolvimento estão presentes e são igualmente importantes para sua caracterização.

A adolescência refere-se a um período de transição entre a vida infantil e adulta, em que se fazem presentes alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que as de natureza psíquica e social estão relacionadas à forma de organização social que considera que o jovem, apesar de possuir todas as condições cognitivas, afetivas e fisiológicas para participar do mundo adulto, ainda não pode participar ativamente do mercado de trabalho, em função do mesmo exigir preparo técnico, o que estende o período escolar.

Estas questões sociais e históricas vão constituindo uma fase de afastamento do trabalho, e o preparo para a vida adulta aumenta o vínculo de dependência.

Desta forma, os modos específicos de comportar-se, agir e sentir do adolescente devem ser considerados ao se refletir sobre as propostas educativas a serem desenvolvidas pelas instituições, pois, para se pensar alternativas para a educação dos adolescentes, faz-se necessário enxergar a criança concreta, com suas possibilidades, buscando compreendê-la a partir de seu desenvolvimento e das novas formas de inserção social de suas famílias e das instituições educativas. Instruções:

As atividades propostas deverão ser realizadas utilizando como fundamentação a Leitura Obrigatória, o Livro-Texto e as leituras recomendadas.

Ponto de Partida

Relembre os principais conflitos vivenciados por você durante o período da adolescência. Busque identificar alguns deles e faça uma breve caracterização desse período.

Questão 1:

(ENADE, 2006) Estudos antropológicos indicaram que em alguns grupos culturais não ocorre o período da adolescência. Isto significa que:

a) Também não ocorre a puberdade, que é necessariamente um fenômeno cultural.

b) Os indivíduos desse grupo estão em atraso em relação aos de grupos culturais, já que a adolescência é um fenômeno universal.

c) Os critérios de definição da adolescência podem variar em função do grupo cultural, gerando distintas transições da infância para a vida adulta.

d) Os diferentes hábitos culturais interferem na adolescência mais do que na puberdade.

e) Nos grupos em que não ocorre o período da adolescência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com