TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação E Fundamentos Filosóficos Da Educação

Artigos Científicos: Psicologia Da Educação E Fundamentos Filosóficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

Curso: Pedagogia

Disciplina:Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

NOME:

Ana Paula Queluz RA:

Professora: (Tutor a Distância)

Silvana Aparecida de Brito Vieira (Tutor Presencial)

Valparaiso

EMEF.Cel.Joaquim Franco de Mello.

3º ano- - escola de perímetro urbano

Sala de aula com 30 alunos-

16 meninas e 14 meninos

Escola de classe média –baixa, comportamento relativamente tranquilo com alguns picos de indisciplina, bem comunicativos, em determinados momentos havendo a necessidade de intervenção em alguns episódios, devido a faixa etária, quanto á aprendizagem na sua maioria com boa assimilação do conteúdo pedagógico, havendo casos que necessitem de maior atenção.

Justificando a importância do projeto

Tendo em vista estarmos vivendo em uma era digital, onde quase todos e tudo está atrelado à um aparelho eletrônico, celulares, computadores entre outros. Onde o contato direto com a natureza , com a própria vida em si tem se esvaído, valores outrora importantes hoje já esquecidos, sentidos e sentimentos não mais estimulados são colocados de lado, impermeando os jovens de hoje à uma realidade esquecida e abandonada, à um prazer não mais apreciado pela maioria dos jovens que residem em áreas urbanas, só conhecendo determinadas espécies animais e botânicas por fotos na internet, dessa forma não tendo a oportunidade de tocar, sentir ou presenciar a natureza na sua forma pura e real, transformando- os assim em jovens robotizados , verdadeiros (zumbis digitais), diminuindo assim a importância do convívio direto com os colegas de sala, bairro, , família, subtraindo assim o próprio valor da vida na sua mais pura essência, trazendo assim duas questões importantes, muitas vezes banalizadas. Até onde o progresso, a globalização, e a informatização são benéficas para o ser humano a sociedade. Até onde esse progresso, essa globalização e informatização podem ser prejudiciais ao ser humano e à sociedade.

É diante dessas questões que, analisando fatos , podemos perceber a dificuldade de uma comunicação mais ampla e humanizada entre jovens e adultos, professores e alunos, pais e filhos, jovens e jovens.

Introdução do projeto

O projeto tem como público alvo os alunos do 3º ano do ensino fundamental

de escola pública , situada em área urbana, em sua maioria , alunos de classe média –baixa, com base familiar variada, como também histórico sócio econômico variado, média etária de 8 e 9 anos , na maioria predominante dos alunos com acesso à redes sócias e demais meios de comunicação .

O projeto zooterapia , visa trazer de volta o prazer da comunicação direta e humanizada, conhecimento das coisas mais simples da vida , mas não menos importantes, contato direto com natureza salientando o valor da vida e do meio ambiente em geral, valorização do ser humano, da fauna, flora .Observando se que haverá um contato maior e mais constante humano – humano, humano- animal, interatividade e inclusão social, buscando despertar os educandos e pais para um diálogo mais amplo e contínuo, estimular a responsabilidade, o consenso, o comprometimento, foco, meta, valores morais, observando se que com maior diálogo, haverá também novos conceitos e estímulos , aprendizados, debates, e socialização.

A sugestão inicial de trabalho será de um mês, podendo ser prorrogada, de acordo com os resultados obtidos nesse período.

Tendo como objetivo principal , melhorar a comunicação entre PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, promovendo pesquisas sobre cada espécie apresentada , incentivar o companheirismo em sala e fora dela, salientar a importância do meio ambiente e seu papel na história da humanidade em geral, estimular mudanças de comportamento em sala e consecutivamente fora dela, observando que tudo que é novo é estimulante.

No tocante aos alunos específicos relatados para o projeto tem se como objetivo:

ALUNO 01

Despertar o senso de responsabilidade, concentração e foco, comparar seu aprendizado e desempenho com o animal escolhido para sua terapia, orientar e estimular á executar tarefas simples mas de suma importância, como alimentação do animal, higiene e cuidados gerais, e assim contribuir para o desenvolvimento sócio – cultural do mesmo.

ALUNO 02- Despertar o senso autocrítico da aluna, disciplina , incentivar o senso investigativo, mudança comportamental, estimular a auto confiança , trabalho em grupo, atribuir e estabelecer metas , observando que a espécie em trabalho, passará por metamorfoses, de uma espécie repugnante para uma das mais belas obras da natureza, fazendo assim uma alusão á aluna referida.

ALUNO-03- Estimular o interesse, perceber seu comportamento indisciplinado, através da espécie , sabendo que deverá ter mudanças comportamentais , incentivar a comunicação, atribuir pesquisas, procurando as melhores de obter sucesso nos cuidados, estimular o desenvolvimento pessoal e pedagógico, valorização do próximo e outras formas de vida.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O desenvolvimento do projeto será no decorrer do mês (1) , organizando -se da seguinte forma:

Separação de uma aula (semana), destinada á realização do projeto “ZOOTERAPIA”, com a participação geral dos alunos , onde todos interagindo com perguntas, dicas, experiências vividas, orientação de especialistas, através de material didático, ou profissional presente, se possível.

Relatório pessoal do aluno em terapia ,semanal, sobre o que tem aprendido com essa nova experiência e como ela tem influenciado em seu comportamento, pesquisas detalhadas da história da espécie, sua origem, utilidade não meio ambiente, para a humanidade, alimentação, pontuação na média semestral como atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com