TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância das propriedades físicas da água e seus efeitos na natação e na aeróbica aquática?

Resenha: Qual é a importância das propriedades físicas da água e seus efeitos na natação e na aeróbica aquática?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?

Para um profissional de educação física, é fundamental que tenha conhecimentos das propriedades da água, porque assim ele entendera o que acontece com o corpo do aluno durante uma aula de natação ou hidroginástica. Suas propriedades mais importantes são:

Densidade, que é definida como a quantidade de massa em uma unidade volume. Cada pessoa pode flutuar em piscinas, lagos, rios, mares e entre outros, desde que seu nível de tensão corporal esteja dentro da normalidade biomecânica. A densidade do corpo humano varia de acordo com a idade.

Arrasto, é outra propriedade da água, que é a força que se opõe ao movimento realizado na água. A força de arrasto pode ser em qualquer sentido, dependendo do movimento realizado no exercício.

Pressão Hidrostático: sabe-se que a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade, essa pressão aumenta proporcionalmente a profundidade e a densidade do fluido e alterações cardiovasculares no individuo imerso e em repouso ate o nível do peito demonstram redistribuição de cerca de 700 ml do sangue no corpo, que assim a um aumento de 65% no fluxo respiratório decorrente da pressão na parede torácica. É de interesse fundamental esse conhecimento, pois o nível de imersão dos praticantes provoca respostas fisiológicas diferenciadas.

Temperatura, ela promove benefícios no relaxamento e na flexibilidade nos alunos de natação e hidroginástica, sua temperatura deve ficar entre 27 graus e 32 graus. Em provas de natação a temperatura fica entre 25 graus e 28 graus, pois é a temperatura mais adequada para o nadador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com