TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Elétricas - Resumo Semicondutor, intrínseco e extrínseco, junção pn, diodo, efeito hall.

Por:   •  30/11/2015  •  Seminário  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 2

Semicondutores são materiais cuja condutividade elétrica não é tão alta quanto à dos metais e nem tão baixa quanto à dos isolantes, com propriedades elétricas intermediárias entre eles.

A ligação em semicondutores é covalente (ou predominantemente covalente) e relativamente fraca, o que significa que os elétrons de valência não estão tão fortemente ligados aos átomos. Consequentemente, estes elétrons são mais facilmente removidos por excitação térmica do que são os elétrons dos isolantes.

Semicondutores intrínsecos são materiais que apresentam características de semicondução de forma intrínseca ao material puro, ou seja, que não depende de impurezas no material para que ocorra a condução elétrica, a semicondução ocorre no material puro.

Conceito de Buraco (Lacuna): Em semicondutores intrínsecos, cada elétron excitado para a banda de condução, deixa para trás um buraco, carregado de carga positiva, com mesma ordem de grandeza da de um elétron.

No caso dos semicondutores extrínsecos, a condução elétrica depende diretamente das impurezas no material, que quando presentes até mesmo em quantidades mínimas introduzem elétrons ou buracos em excesso. São dois os tipos de semicondutores extrínsecos:

Semicondutor extrínseco – tipo-n: quando o material é dopado com átomos pentavalentes, gerando elétrons (cargas negativas) como sobra.       [pic 1]

[pic 2] 

Semicondutor extrínseco – tipo-p: quando o material é dopado com átomos triavalentes, gerando buracos (cargas positivas) como sobra.       [pic 3]

[pic 4]

A junção p-n é um material dopado de maneira a ser do tipo-n em um lado e do tipo-p do outro lado.

[pic 5]

Diodos são dispositivos semicondutores que utilizam a metodologia de junção p-n. Possibilitou o boom de aparelhos eletrônicos modernos, tal como computadores.

Efeito Hall permite definir grandezas a respeito da condutividade de materiais que é de grande importância na indústria e no conhecimento do funcionamento de condutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (94.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com