TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário

Por:   •  22/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário de Educação Física – Lipídios

Alunos (as): _______________________________________________________________

1.  O que são lipídios? São moléculas caracterizadas pela sua insolubilidade em água, mas é solúvel em outros solventes orgânicos, como o éter, álcool e clorofórmio

2. Qual a razão da sua insolubilidade? A razão desta insolubilidade é porque os lipídios são apolares e a água é polar, portanto não possuem afinidade.

3. Quantas funções os lipídios possuem no organismo? quatro funções básicas

4. Qual a importância dos Glicerídios? São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio

5. Onde os óleos são encontrados? Os óleos são encontrados principalmente nos vegetais, mas também podem ser encontrados em alguns animais, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau

6. Como são compostas as ceras? ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol

7. Qual é uma característica importante das ceras? são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e furtos, impedindo que a planta perca água por transpiração.

8. O que são os esteróides? são um grupo especial de lipídios. As moléculas são formadas por 4 anéis carbônicos, ligados a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila e átomos de oxigênio.

9. Dê exemplos de esteróides. São exemplos de esteróides o colesterol e os hormônios sexuais femininos e masculinos: estrógeno, progesterona e testosterona.

10. Por que o excesso de colesterol pode ser nocivo à saúde? O excesso de colesterol pode ser nocivo à saúde, pois em grandes quantidades na corrente sanguínea pode provocar entupimento de veias e artérias, causando uma doença chamada arteriosclerose.

11. Cite cinco fontes de lipídios. Margarinas, Milho, Aveia, Soja, Gergilim

12. Quais as doenças causadas pela falta ou pelo excesso de lipídios? Um excesso de lipídios pode gerar obesidade, colesterol elevado, complicações cardiovasculares, doenças degenerativas (como a esclerose múltipla), etc. Já uma falta de lipídios pode ter como consequência dermatite (eczema), uma sensação de frio acentuada, a diminuição na produção de alguns hormônios, o comprometimento no revestimento da célula nervosa (bainhas de mielina) e a diminuição na produção de vitaminas lipossolúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com