TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Livro O Caso Dos Exploradores De Caverna

Trabalho Universitário: Questões Do Livro O Caso Dos Exploradores De Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.977 Visualizações

Página 1 de 2

Texto I

Nos últimos 30 anos ocorreram 1.060 execuções nos Estados Unidos. Depois de retomada a pena de morte, em 1976, o primeiro executado foi Gary Gilmore, que enfrentou um pelotão de fuzilamento no estado de Utah em 17 de janeiro de 1977. O Texas bate o recorde nacional de execuções nos Estados Unidos: em 2008 esse estado executou seu 381º prisioneiro, desde 1976. A pena de morte é prática corrente: dados divulgados pela Anistia Internacional, com sede em Londres, mostram que, no ano de 2005, 2.148 pessoas foram executadas em 22 países, 94% delas na China, Irã, Arábia Saudita e nos EUA. Também em 2005 um grupo de 5.186 pessoas foram sentenciadas à morte em 53 países.

Fonte: http://www.dietrich.adv.br/verNoticia.php?nid=954

Texto II

Com base nos textos acima e na leitura do voto do terceiro ministro Keen, J. ,que faz parte do livro “O caso dos exploradores de caverna”, disserte sobre o tema PENA DE MORTE E PENAS ALTERNATIVAS – BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE:

RESPOSTA

A pena de morte e seus benefícios, ou malefícios, para a sociedade é uma polêmica mundial e, cada vez mais, é refutada a ideia do ser humano tirar a vida de outrem como punição, por mais terrível que tenha sido os delitos por este cometidos.

Os defensores da pena de morte argumentam que ela intimida possíveis criminosos, porém é comprovado que nos países onde a pena capital foi abolida do rol de condenações, não houve aumento dos delitos. No mesmo sentido, há registros históricos de condenações à execução injustas, onde comprovou-se a inocência dos executados após o cumprimento da sentença. Outro argumento daqueles, porém pouco persuasivo, é a diminuição do número de aprisionados, visto que o impacto na superlotação é mínimo e o problema é estrutural e físico e não pode ser remontado ao número de vidas do quantitativo carcerário.

No Brasil o sistema penitenciário é precário; pesquisas mostram que sete em cada dez presos que estão em liberdade, seja os que já cumpriram a pena ou a cumprem em regimes abertos, voltam a cometer práticas criminosas. Por outro lado, existem resultados positivos em sistemas penitenciários com programas voltados à reeducação, profissionalização e reinserção social, resultados que beneficiam toda uma comunidade e desencadeia pontos positivos na sociedade, como a redução da criminalidade através da diminuição do retorno e instigação ao crime; adesão ao trabalho digno com mão de obra qualificada e incentivo à educação iniciada dentro das unidades prisionais.

Por isso, a pena de morte deve ser banida em esfera mundial, pois seus efeitos são paliativos, enquanto um sistema judiciário e penitenciário mais brando, porém concreto e eficaz, contribui para uma real recuperação dos apenados e torna as consequências gerais positivas para a sociedade em seu âmago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com