TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre o Auto da Compadecida

Por:   •  29/8/2016  •  Resenha  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  16.843 Visualizações

Página 1 de 5

1)Quais características do Humanismo são encontradas no filme? Cite-as e contextualize com o filme.

O antropocentrismo é a característica que mais se destaca no contexto do filme, Em uma das cenas o Bispo fala ‘Que audácia João Grilo, jogando a Igreja, contra Antônio Moraes (Major)’

Em diversas cenas o Bispo e o Padre se vendem, pensando somente em dinheiro e esquecendo a castidade.

A farsa também se destaca no contexto do filme, pois faz uma dura critica a Igreja Católica, um bom exemplo disso, eram o Padre e o Bispo, que eram extremamente corruptos e não seguiam a doutrina da Igreja.

João Grilo era

Amor cortes destaca se pelo fato dos homens povoado, ficavam cortejando a Rosinha, tentando conquistá-la.

2) Porque a obra recebeu o título Auto da Compadecida?

A obra Auto da Compadecida recebeu esse nome pois, o filme inteiro é tratado por cenas e histórias de pecadores, infiéis, pederastas, caloteiros, entre outras.

Sendo então que todos estes indivíduos morrem, e precisam ser julgados por seus atos, quando já condenados ao inferno, João Grilo sabido que só , decide apelar para a autoridade máxima “Nossa Sinhora”. É então que surge a grandiosa, toda misericordiosa, tomando as dores deles. Desta cena que surge o título “Auto da Compadecida”.                      (Opinião Própria)

3) Quais lições cada personagem do filme passa para o telespectador?

Durante o filme os personagens apenas mostram seu lado ruim, com traições, saques, ações em geral, até então nenhum dos personagens oferece lições ao telespectador, apenas cria um enredo para o “gran finale”.

É antes de sua morte que cada personagem passa a sua lição ao telespectador, seriam elas:

Padeiro:  O padeiro quis passar ao telespectador que, o perdão é indispensável, mesmo que a situação não nos favoreça (no caso dele foi as traições de sua esposa).

Dorinha: Dorinha provou o contrario do que o telespectador pensava, ela não o traiu por vingança, e sim o traia para perde-lo aos poucos porque tinha medo de perde-lo de uma vez.

Padre e Bispo: Ambos passaram ao telespectador, que sempre devemos perdoar aqueles que nos tem ofendido.Muitas das vezes somos “magoados” por outras pessoas e as desejamos mau.Eles quiseram transmitir ao telespectador que devemos sempre perdoar as pessoas que nos ofendem.

Rosinha: Mostrou ao telespectador que devemos sempre lutar pelos nossos objetivos, no caso dela era se casar com Chico.

Chico:  Mostrou ao telespectador que a amizade tem que ser sempre fiel (cena da cova do João Grilo), nesta cena também ele fez promessa para Nossa Senhora, pedindo a ela que devolvesse seu amigo de volta a vida.

João Grilo: Na cena em que ele esta no julgamento, ele mesmo com a insistência da santa, ele é honesto e fala que tem que ir pro inferno, pois, cometeu muitos pecados, que para ele eram imperdoáveis.

Severino:Mostra que a fé é muito importante para o ser humano, pois, ele tinha muita fé no seu padrinho “Padre Siço”.

4)Qual é o perfil de cada personagem?

JOÃO GRILO – protagonista, personagem pobre e franzino, que usa de sua infinita astúcia para garantir a sobrevivência. Já foi comparado a Macunaíma, o herói sem caráter. Tal comparação, no entanto, revela-se inadequada, já que João Grilo, ao contrário do personagem criado por Mário de Andrade, trabalha de forma dura, ajuda seu grande amigo Chicó e tem como justificativa de suas traquinagens ser assolado por uma pobreza absoluta. O mais acertado seria compará-lo ao personagem picaresco, encontrado no romance medieval Lazarilho de Tormes. Mas nem é preciso ir tão longe, pois Pedro Malazarte – cuja origem ibérica está em Pedro Urdemalas – é o personagem popular mais próximo de João Grilo. 

CHICÓ – é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo. Chicó se aproxima do narrador popular, e suas histórias revelam muito do prazer narrativo desinteressado da cultura popular. Chicó e João Grilo são como a dupla de palhaços entre os quais a esperteza é mal repartida — um sempre a tem de mais e o outro, de menos. 

PADRE JOÃO – mau sacerdote local, preocupado apenas em angariar fundos para sua aposentadoria.


SACRISTÃO – outro exemplo de mau religioso. 

BISPO – juntamente com o padre João e o sacristão, ajudará a compor o quadro de representação da Igreja corrompida. 

ANTÔNIO MORAES – típico senhor de terras, truculento e poderoso, que se impõe pelo medo, pelo dinheiro e pela força. 

PADEIRO – representante da burguesia interessada apenas em acumular capital, explora seus empregados e tem acordos com as autoridades da Igreja. 

MULHER DO PADEIRO – esposa infiel e devassa, tem amor genuíno apenas por seus animais de estimação. 

FRADE – bom sacerdote, serve, no enredo da peça, para salvaguardar a instituição Igreja das críticas do autor. 

SEVERINO DO ARACAJU – cangaceiro violento e ignorante. 

CANGACEIRO – ajudante de Severino, seu papel é apenas puxar o gatilho e executar outros personagens. 

DEMÔNIO – ajudante do Diabo, parece disposto a condenar todos os personagens mortos no final do segundo ato. 

O ENCOURADO (O DIABO) – segundo uma crença nordestina, o diabo utiliza roupas de couro e veste-se como um boiadeiro. Funciona como uma espécie de antagonista de João Grilo; como ele, também é astuto, mas acaba sendo derrotado pelo herói. 

MANUEL (NOSSO SENHOR JESUS CRISTO) – personagem que simboliza o bem, porém um bem sem misericórdia. É representado por um ator negro, a fim de que isso produza um efeito de estranhamento no público. 

A COMPADECIDA (NOSSA SENHORA) – heroína da peça, funciona como uma advogada de João Grilo e de seus conterrâneos, derrotando com seus argumentos cheios de misericórdia os planos do Encourado de levar todos ao inferno. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (987.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com