TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semelhanças E Diferenças Entre O Auto Da Barca Do Inferno De Gil Vicente E O Auto Da Compadecida De Ariano Suassuna.

Trabalho Universitário: Semelhanças E Diferenças Entre O Auto Da Barca Do Inferno De Gil Vicente E O Auto Da Compadecida De Ariano Suassuna.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  10.255 Visualizações

Página 1 de 2

*Semelhanças: apresentam um momento onde os personagens ficam entre o céu e o inferno, entre Deus e o diabo; existe também a presença de alguém que representa os dois lados, o bem e o mal; a figura do diabo está sempre querendo levar todos consigo para o inferno; há semelhança quanto aos pecados cometidos pelos personagens, que são: tirania, ganância, roubo, apego aos valores materiais e falso moralismo religioso; ambos contam a presença religiosa (da igreja), onde os padres são condenados por falso moralismo religioso.

*Diferenças: o livro é uma encenação de teatro, retratando a época medieval, a representação do bem e do mal é feita pelo anjo e pelo diabo; de todos os que morreram apenas 6 foram para o céu,os quatro cavaleiros e Parvo; nenhum pecado se quer foi absolvido pelo anjo e todos foram condenado a ir para a barca do inferno, tais condenados não queriam ir e resistiram ao máximo, tiveram que ir mesmo assim, mas levaram consigo alguns bens materiais. Já o filme é encenado no sertão em uma cidadezinha pequena; ocorre um julgamento, onde Deus e Maria representam o bem e o diabo o mal; apenas seis foram os principais; todos foram condenados por vários pecados, porém, por mais graves que foram tais pecados foram absolvidos por terem se arrependido na hora da morte, três foram para o céu, dois foram para o purgatório e um teve uma segunda chance, pode viver na terra novamente.

Ambas as histórias fazem uma demonstração de como “será” nosso destino final, porém com algumas características diferentes. A questão dos pescados é muito falada nos textos, e tem como predomínio os pecados que giram em torno do egoísmo e da ambição humana. Cometemos graves pecados muitas vezes, o que limita nossa entrada no céu, mas que pode ser mudado se nos arrependermos. Contudo o homem não consegue se arrepender e admitir que errou, então perde a chance que tinha de ser salvo, por continuar insistindo em seus erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com