TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O auto da Compadecida

Por:   •  15/5/2015  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  4.382 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA- O AUTO DA COMPADECIDA

O Auto da Compadecida é uma peça em forma de auto, sendo um drama nordestino brasileiro, essa peça mescla elementos como a comédia, os traços do barroco católico e a tradição da literatura de cordel e ainda ressalta a cultura popular e tradições religiosas. O Auto da Compadecida foi considerado o texto mais popular do moderno teatro brasileiro.

O autor usa expressões e o linguajar naturalmente nordestino, dando mais vida aos protagonistas, formando personagens engraçados, narrado pelo palhaço apresentados pelo padeiro, a mulher do padeiro, o padre João, o bispo e como o cangaceiro, o trambiqueiro representados como Chicó e João Grilo são melhores amigos, que são conhecidos por contar histórias, ambos com o sonho de ficar ricos e acabam se metendo em confusão quando resolvem se vingar do padeiro e de sua mulher pelos maus tratos e a forma que tratam eles, até chegarem no julgamento final de cada um com Jesus Cristo, o Diabo e a Virgem Maria e os dois acabam sendo poupados por serem considerados vitimas da situação.

Em toda a peça do começo ao fim tem um tom de humor, drama e um equilíbrio perfeito entre a peça teatral e a tradição popular, trabalhando também o tema religioso e a realidade do povo nordestino como dificuldades, mas tudo com muito humor e sátira com base em romances e histórias populares.

Fica evidente nas características de seus personagens a sátira moralizante da peça, com síntese da literatura de cordel inserido no gênero da comedia através do modelo medieval com o modelo regional e trabalha o contexto das tendências mundiais adaptando a nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com