TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO SOBRE CONSUMISMO

Por:   •  9/10/2020  •  Dissertação  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  1.844 Visualizações

Página 1 de 2

O consumismo está em todo lugar, no desespero das promoções, na famosa “Black Friday”, nas propagandas de TV, nos lançamentos, nas novas tecnologias e nas novas coleções das lojas, Já faz parte de nós; quando crianças queremos os brinquedos novos, quando adultos, roupas, tecnologia e a tentação do “poder” aquisitivo, ser capaz de consumir.

Com a segunda Revolução Industrial que aconteceu parte no século XIX e parte do século XX, tivemos o avanço da indústria e de novos meios de produção, que impulsionaram a produção em massa e com isso também surge o “American Dream” nos estados unidos, dando destaque ao mundo capitalista, exaltando o consumismo e a democracia liberal, influenciando assim, o mundo todo.

Atualmente, todas as datas comemorativas agitam o mercado, com grandes promoções e incentivando presentes, além disso, dias que com grandes descontos para aumentar as vendas, como a “Black Friday” que tem cada vez mais destaque mundialmente, e todos os anos grandes lançamentos de marcas como Apple e Samsung que vão obrigando aos poucos seus clientes a trocarem de aparelho que mesmo com apenas dois anos de uso, vão sendo considerados “velhos”.

Zygmunt Bauman em “modernidade liquida” dissertou sobre a incapicidade da sociedade moderna se manter consistente, tudo acaba mudando antes mesmo de se solidificar. A obsolescência programada é assim, o produtor decide criar um objeto de consumo, com diversos avanços, mas que com o tempo se torne não-funcional, obrigando que o consumidor compre uma versão mais avançada.

O consumismo já está completamente presente em nossa sociedade, e todos somos afetados por ele, a necessidade de consumir leva ao aumento da produção que se perpetua por um ciclo sem fim de consumir e produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com