TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura – Censura – Consumismo e Comunicação

Artigo: Ditadura – Censura – Consumismo e Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Artigo  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

ANOS 70

Ditadura – Censura – Consumismo e Comunicação

O período de censura nas décadas de 60 e 70 no Brasil atingiu os meios de comunicação e a produção. A ditadura militar teve uma grande restrição á imprensa, censurando os MCM controlando suas divulgações de notícias. Período que durou 21 anos e no qual somente os militares governaram o país, foi um longo tempo de enfrentamentos políticos e sociais.

Com esse vigilância teve uma grande mudança no comportamento das pessoas. A situação política e econômica do país eles não poderia nem comentar em jornais impressos, caso fossem publicado algo que o governo não teria conferido primeiro ou era contra, eram presos sem poder dar alguma explicação, isso era dito por eles mesmos em discursos. A indústria cultural, englobando a editoração de livros e revistas, a produção cinematográfica e teatral e a composição de músicas, às vezes eram censuradas unicamente pelo nome escolhido pelo compositor, algumas nem chegavam ao conhecimento dos ouvintes ou leitores.

O fato de substituir notícias por receitas ou poesias em jornais foi bastante, onde na época não era um objetivo de veiculação e com isso queriam passar ao leitor a idéia de que o país se encontrava na mais perfeita ordem, mas os leitores percebiam que o jornal estava sob censura. Os estudantes começam a fazer manifestos públicos nas principais ruas do país, o movimento estudantil, a igreja e outros reagem promovendo uma passeata que entrou para a história como o ato que reuniu o maior número de pessoas lutando juntas contra o regime militar.

A situação começa a ficar tensa demais, a que faz com que o governo implante o AI5, um dos atos mais conhecidos e mais duros na história do nosso país. O fim do regime militar vem com a eleição indireta de Tancredo Neves e José Sarney. A censura chegou ao fim, nasceram novos partidos políticos e finalmente alcançamos as eleições presidenciais diretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com