TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E APRENDIZADO EM SALA E AULA

Trabalho Universitário: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E APRENDIZADO EM SALA E AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E APRENDIZADO EM SALA E AULA

Na ultima década, houve uma gigantesca evolução tecnológicas dentro de uma mesma geração. Por isso, torna-se inconcebível pensar na ação formativa de crianças e jovens sem envolver as (TICs) Tecnologias de Informação e Comunicação.

Os educadores, que não experimentam inicialmente essa vivência tecnológica também se deparam com o desafio de entender o seu papel nesse contexto..

Computadores com acesso a internet já são realidade em boa parte das escolas. O sistema 1:1 – em computador para cada aluno ou jovem – começa a ser implementado, e os obstáculos de infraestrutura são lentamente superados. No entanto, o que para muitos era um jargão – “não basta ter acesso, é preciso saber o que fazer com a tecnologia” – hoje é a questão mais urgente a ser respondida.

No entanto, disponibilizar isso ao aluno, sem relacionar à sua formação, não tem valia.

É fundamental garantir ao educador uma formação voltada à compreensão dessas tecnologias na vida de crianças e jovens para aproximar e integrar duas gerações: a de “nativos” e a de “imigrantes digitais”.

O desempenho escolar é fundamental, mas sabemos que em conjunto maior de habilidades é necessário para a formação do individuo e sua atuação bem sucedida no mercado de trabalho.

Por isso a urgência de refletirmos como a tecnologia afetar o comportamento dos alunos e como sua utilização pode contribuir na promoção da aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIGRAFICAS

Adriana Martinelli Carvalho é coordenadora da área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna.

Artigo publicado em 21/02/2011 no jornal FOLHA DE S. PAULO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com