TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Trabalho Universitário: RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este artigo apresenta um modelo, de cunho didático e dirigido prioritariamente aos profissionais de educação, que leva em conta os diversos aspectos que devem caracterizar uma empresa ou seus produtos como sustentáveis. Tais aspectos são o Meio Ambiente, a Publicidade a Saúde e Segurança, e o Direito e a Ética. Ao mesmo tempo, correlaciona-se a Sustentabilidade com a Educação para o Consumo Responsável, a qual promove uma tomada de decisão baseada nos aspectos acima. Como um caso exemplo, toma-se a Ambev, caracterizada como sustentável pela literatura devido ao seu programa de gestão da água, o que lhe confere reconhecimento internacional. Este artigo aponta diversos pontos que põem em questão o atributo sustentável para referir-se a essa empresa, uma vez que, neste caso, o parâmetro “respeito à natureza” através da água é necessário mas seria insuficiente.

Palavras-chave: Consumo. Sustentabilidade. Cidadania. Educação.

Introdução

O consumo de energia nas plantas e no ser humano é conhecido em termos físico-químico-biológicos, cuja análise é realizada com base em critérios racionais e científicos (SILVA, 1995). Com respeito ao consumo do (e não no) ser humano a situação é diferente, pois ele se dá a partir de fatores menos precisos, racionais e objetivos. Uma complexa rede de fatores leva o ser humano a consumir, tais como a publicidade, as promoções de venda, os planos crediários, etc.

Uma definição de consumo pode ser dada como a seleção, compra e uso de bens e serviços. O comportamento de quem consome deve envolver umaescolha ou uma tomada de decisão, ajustando-se o que se tem (para consumir) e o que se pode (consumir). Dessa forma, é fundamental uma educação que vise o consumo com responsabilidade, no qual família, indivíduo ou qualquer grupo social e econômico aprenda a tomar decisões inteligentes com relação ao consumo de bens e serviços; aprenda a “arte” de ser bom comprador; compreenda sobre seus direitos e deveres como consumidor; compreenda a importância de sua função como consumidor na economia do país (uma vez que, como já se sabe, consumidores mais exigentes produzem países mais competitivos); aprenda a ser um cidadão capaz de contribuir de maneira consciente para a construção de um mercado de consumo mais justo e saudável (SILVA, 1995).

Por outro lado, no dias de hoje tem havido grande divulgação do que se denomina Sustentabilidade. De maneira genérica, esta pode ser entendida como "mecanismos de interação nas sociedades humanas que ocorram numa relação harmoniosa com a natureza.” (FERREIRA, 2005: p.315). No entanto, há definições mais específicas que são designadas por Sustentabilidade Ecológica e Sustentabilidade Ambiental. A primeira se refere à situação em que não há intervenção humana no fluxo de matéria e energia do ecossistema natural. A segunda consiste em considerar alguma forma de intervenção humana num ecossistema natural, através do gerenciamento ambiental. Nesse caso, segundo Yearley (1996 apud FERREIRA, 2005: p.3), a intervenção equilibra "artificialmente o sistema, contrabalançando os estoques de energia e matéria que são utilizados como matéria-prima na esfera produtiva humana”.

Na mídia em geral encontramos utilizações bastante variadas do termo sustentabilidade. Como exemplo atual, podemos tomar uma entrevista com a ex ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dada à jornalista Marta Salomon, para a Folha de São Paulo em 23 de agosto de 2009. As questões nela formuladas podem também ser dirigidas a nós cidadãos (SALOMON, 2009). Eis algumas delas:

1. “O que não é sustentável hoje no Brasil?”

2. É sustentável o apoio do PT a José Sarney?”

3. “Como entram na agenda da sustentabilidade os juros altos e a independência do Banco Central?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com