TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE A OFICINA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  1/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO REFERENTE A OFICINA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

        Este será um relatório referente a uma Oficina de Aprendizagem que realizei dentro do próprio portal do aluno, na área de Oficinas, sobre o tema Matemática Financeira.

        Matemática Financeira foi uma matéria que tive no ano de 2015, onde obtive uma das minhas melhores notas até hoje, e foi uma matéria da qual gostei muito, por isso resolvi fazer a Oficina. Gostei pois tenho mais facilidade para o lado da matemática e é um lado ao qual me chama muito a atenção e do qual eu prefiro, então por isso me obtém mais a concentração.

        Realizei a Oficina passo a passo, primeiro li o Caderno de Atividades, resolvi seus exercícios, ai então assisti as cinco vídeo aulas disponíveis, então realizei a prova, onde consegui alcançar a meta dos acertos necessários.

        A matéria de Matemática Financeira é muito utilizada na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo, emprega procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. É uma matéria muito complexa pois exige muita concentração e raciocínio. Trabalhar com a calculadora HP12c é mais uma meta dessa matéria, é uma calculadora excelente onde você pode resolver problemas enormes no papel em poucas teclas a ser digitalizada.

        Desde a matéria que aprendi em 2015, quanto a essa Oficina me mostraram que certos problemas gigantescos podem ser resolvidos da forma mais clara e objetiva possível. Descobrir quantos são os juros simples e compostos, qual o valor da taxa de juros, o quanto de capital social será aplicado, como calcular o valor presente e o valor futuro, quais os tipos de taxas, qual o capital final.

        Foi uma matéria fundamental tanto para minha vida, quanto para o meu aprendizado. Hoje uso matemática financeira mais dentro do meu serviço profissional, pois na minha vida própria quase não uso está matemática, pois ela é uma matemática mais profissional e na vida pessoal usamos a matemática mais básica.

        Dentro dessa matéria tem o capital social que é o valor aplicado através de alguma operação financeira, na HP12c este capital é o PV. Temos também os juros que representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Existe os juros simples e os compostos. O juros simples é quando o valor a ser pago por um empréstimo é calculado apenas sobre o capital inicial, que se mantém constante durante todo o período da transação. Já o composto são calculados sobre um montante (M) cada vez maior. Isso ocorre porque eles incidem sobre um capital (C) que já incorporou outros juros. Os juros são capitalizados e, consequentemente, rendem juros. Por esse motivo, seu resultado será sempre maior que o dos juros simples.

        Existem também as taxas equivalentes, nominais, efetivas e a real. A equivalente são duas i1 e i2, que se aplicadas ao mesmo Capital (PV) durante o mesmo período de tempo, por meio de diferentes períodos de capitalização, produzem o mesmo montante final. Chama-se de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao capital. A taxa nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida. A taxa nominal é sempre referenciada ao ano, e os períodos de capitalização podem ser semestrais, trimestrais, mensais ou diários. A taxa Efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa está referida. Taxa real é a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionária do período da operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com