TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O questionário entregue para as pedagogas continua 8 questões referentes a aprendizagem, ao aluno e a escola.

Por:   •  10/2/2016  •  Exam  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

O questionário entregue para as pedagogas continua 8 questões referentes a aprendizagem, ao aluno e a escola.

Na questão 1, foi colocado para que a pedagoga respondesse como como se dava o conhecimento para ela. A pedagoga 1 colocou que o conhecimento se dá pelas relações estabelecidas com o meio social, e que é construído a partir das experiências ao longa, hábitos, atitudes e valores produzidas ao longa da história da humanidade.

Na questão 2, foi perguntando como o aluno passa de um menos conhecimento para um maior conhecimento. A pedagoga 1 disse que o aluno passa de um menor conhecimento para um maior, por meio da mediação do professor, que deve provocar uma modificação na capacidade de pensar e agir do aluno, considerando que essa relação se fundamenta na reciprocidade das relações.

Na questão 3, foi referente de quando o aluno tem dificuldade de aprender, quais são as causas dessa dificuldade, e como agir com esse tipo de aluno. Para a pedagoga 1 podem ser diversas as causas como: déficit de atenção/hiperatividade, casos de dislexia, deficiência intelectual, alunos limítrofes, alguma defasagem de conteúdo, ritmo de aprendizagem mais vagarosos e etc, e quando detectada as dificuldade, o aluno passa por uma avaliação no contexto escolar, a qual envolve equipe pedagógica e professores para estabelecer os encaminhamentos necessários, que vão desde a adaptação curricular na sala de aula regular, atendimento com apoio pedagógico (em contra turno), e dependendo da dificuldade o aluno é inserido na sala de Recursos Multifuncional para atendimento educacional especializada e, se necessário, encaminhamentos para avaliação complementar com equipe multiprofissional (psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e neuropediatra).

Na questão 4, foi perguntando o que é indispensável em uma sala de aula para que o aluno aprenda. Para a pedagoga 1 é indispensável que o professor seja realmente capacitado para a função e com uma boa metodologia, oferecendo atividades/materiais diversificadas que possa atingir todos os alunos, sejam eles visuais, auditivos, cenestésicos.

Na questão 5, foi colocado que para a pedagoga qual é o papel do professor e qual o papel do aluno no processo de aprendizagem. Para a pedagoga 1 tanto para o professor como o aluno são fundamentais para o processo de aprendizagem. O professor organiza e propicia as condições para o aprender, colocando-se como mediador do processo. O aluno em contato direto com as diversas formas de apresentação das conteúdos (novos conhecimentos) se apropriara internalizando-os.

Na questão 6, foi referente a qual é a função/objetivo da escola. A pedagoga 1 a escola é uma organização estruturada para alcançar fins específicos, um espaço de formação e informação. Um agente intencional e sistemática da formação integral do aluno, favorecento a compreensão dos questões sociais, sua existência, desenvolvimento de potencialidade físicas, cognitivas e afetivas. Enfim, um espaço de apropriação de conhecimentos científicos, por parte de todos que dela participam.

Na questão 7, foi referente a quais são as principais desafios que se apresentam para a escola hoje. A pedagoga 1, relatou a maior desafio ainda é trabalhar com alunos/pessoas reais (não idealizados) trazendo consigo histórias de conflitos familiares, ausência de valores básicos de convivência, algumas vezes, com falta de limites e atenção familiar adequada.  Há de se considerar também a carência de políticas públicas necessárias e condizentes com o verdadeiro realidade da educação pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com