TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem Disciplina: Administração Financeira

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 

RA

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor

Anhanguera Educacional

2016

1- Introdução

O trabalho vem apresentar por meio deste estudo Desenvolvimento Econômico do Brasil ao longo do tempo o que cada governo fez em relação à economia do país ao longo do tempo, desde a era Getúlio Vargas até Itamar Franco. Mostrando quais atitudes foram tomadas para tentar resolver os problemas econômicos e em que elas refletem nos dias atuais do no país.

2- Descrição das políticas econômicas e suas consequências

2.1– Era Getúlio Vargas

Getúlio foi presidente em dois mandatos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, em 1930 assumiu o poder após liderar a revolução em 1937 instalou a fase da ditadura chamada de novo estado fechou o congresso e forma centralizadora, em seu primeiro mandato criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Justiça do Trabalho, Salário mínimo, CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), Carteira de trabalho, fez investimentos na área de infraestrutura, criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e Vale do Rio Doce em 1945 deixou o governo após o golpe Militar. Em 1950 foi eleito pelas vias democráticas, criou a campanha o petróleo é nosso para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar petróleo em terras brasileiras e posteriormente a criação da Petrobrás, em 1954 o clima politico era tenso e confuso, a população estava descontente com má fase econômica além da pressão pela imprensa e os militares em agosto Vargas se suicidou.  

2.2 – Era JK

Em 1955 Juscelino Kubitscheck foi eleito presidente da republica, JK como era conhecido pelo seu plano de metas e seu lema “Cinquenta anos em cinco” seu mandato se se iniciou em 1956 e foi até 1961, pretendia elevar o nível Econômico do Brasil tido como subdesenvolvido seu acerto foi na área industrial, pois abriu a economia para capital internacional já que achava impossível o progresso sem o investimento estrangeiro. JK investiu em implantação de grandes empresas de automóveis na região Sudeste, o que gerou muitos empregos, porém ficamos totalmente dependentes do capital estrangeiro e os índices de pobreza só aumentaram por causa dos migrantes que vieram para as capitais e deixaram suas origens em busca de oportunidades de emprego.  Outro marco foi à construção de Brasília a primeira cidade planejada e nova Capital do país, o problema foram os empréstimos tomados que nos deixou ainda mais endividados com os aliados.

2.3 – Regime Militar

Aconteceu entre 1954 a 1985, os fatores que influenciaram o golpe foram, a instabilidade do governo de João Goulart, grandes manifestações politicas e sociais devido ao alto custo de vida da população e as promessas de reformas radicais na agricultura, educação e economia, além do medo da classe média que o socialismo fosse implantado no Brasil, contavam o apoio da igreja católica, EUA e de outros setores conservadores. As principais características do governo eram a censura, cassação dos direitos dos opositores inclusive com utilização de métodos violentos, aproximação aos EUA, implantação do bipartidarismo ARENA (governo) e MDB (oposição controlada); E o chamado “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura e aumento da dívida externa. Em 1984 ocorram as “Diretas Já”. A eleição ocorre de forma indireta com a eleição de Tancredo Neves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (503.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com