TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO de pesquisa e prática

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO de pesquisa e prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ELISÂNGELA C. X. RU 750558, TURMA 01/2012.

REGINA C. RU 598232, TURMA 01/2011.

RICARDO A. P. RU 725668, TURMA 01/2012.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- DIDÁTICA

curitiba

2013

INTRODUÇÃO

A Pesquisa e Prática Profissional são ofertadas no curso de Pedagogia, referente a cada UTA, enfatizando a diversidade de ambientes em que o profissional pode atuar. Dentro dessa práxis o aluno tem a oportunidade de interagir com a comunidade, participando de estágios em diversas instituições, recebendo assim a teoria e participando da prática. As aprendizagens através das atividades, que os alunos buscam e recebem ao longo do curso, contribui de forma satisfatória e motivadora na formação dos futuros profissionais da educação.

Os objetivos da Pesquisa e Pratica Profissional se baseiam em compreender a prática docente como experiência profissional do curso de formação de professores em nível médio. Compreender os aspectos teórico-metodológicos, contexto histórico/político/educacional do docente do Ensino Médio; Planejamento de aulas: aspectos teórico-metodológicos; Prática docente como experiência profissional. Apontar as relações entre a teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação. Descrever a observação, o planejamento e aplicação da prática docente no ensino médio.

No decorrer do presente relatório destacamos a educação e o ensino, que são ações distintas entre si, mas que dependem uma da outra, diante do contexto escolar. Mencionamos também a pesquisa como principio educativo e a atuação do professor pesquisador.

Faremos aqui uma breve apresentação da evolução histórica da profissão docente, muitos ensinamentos e muitos métodos utilizados no Egito, e na Grécia antiga seguem nos dias atuais. Expomos a evolução dos cursos de formação de professores no Brasil, que teve inicio no ano de 1835 e que passou por diversas mudanças significativas para a formação que temos atualmente.

Citamos a formação continuada e sua importância ao professor, à formação continuada tem seu papel importante na vida dos professores atualmente, pois se trata de um tempo onde eles têm de se manterem “ligados” com o mundo lá fora, contudo os professores podem se expuser, com projetos e novas ideias, para ampliar seus conhecimentos e melhorar o aprendizado de seus alunos em sala de aula.

Para que o presente relatório pudesse ser feito, participamos de um estagio em uma instituição de nossa comunidade, fizemos uma entrevista com cinco profissionais da educação dentro desse período de estagio, relatamos o papel da pesquisa para a pratica pedagógica do professor em sala de aula e também fora dela. Pois ser professor no ensino médio precisa ser “aberto” para novas experiências, principalmente das mídias e multimídias que tanto afetam o cotidiano em sala de aula.

FATORES IMPORTANTES PARA A PROFISSÃO DOCENTE, E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MAGISTÉRIO/NÍVEL MÉDIO.

EDUCAÇÃO E ENSINO

Ambos pertencem ou pelo menos devem existir na vida de todos os seres humanos, mesmo sendo duas ações distintas elas são necessárias para a formação do individuo na prática docente e também como ser social. Enquanto a educação se baseia em uma formação humana, o ensino se baseia na aprendizagem.

Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc.”, enquanto educação é definida por Maroto (1995, p. 3) como “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.”.

Educação e ensino se fazem necessário por causa do ambiente em que o individuo está inserido, para que haja o convívio com o outro existe a comunicação, é ai que a educação e o ensino interagem entre si, trocando conhecimentos como símbolos e princípios.

Nas escolas onde o ensino tem seu papel fundamental é necessário que haja um instrumento para relação professor e aluno, podendo se utilizar de materiais didáticos, onde o próprio aluno possa ser responsável por seu aprendizado junto com o seu professor mediador. A aula deve ser interativa, para isso o professor deve se fazer de pesquisador, trazendo novas informações e utilizar objetos diferentes para ilustrar sua aula, para que dessa forma haja uma construção e troca de conhecimentos.

PESQUISA

A pesquisa é caracterizada pela busca e obtenção de respostas para as duvidas do nosso cotidiano, ela pode ser feita pelo professor para ampliar seus conhecimentos e de seus alunos, pode ser feita pelos próprios alunos, mas direcionada pelo professor dentro do assunto a ser trabalhado em sala de aula, ou até mesmo a pesquisa pode ser feita por qualquer outro profissional de qualquer outra área, a fim de ampliar seus horizontes e se fazer de conhecimentos concretos e precisos.

Diante dessa definição Gatti (2002, p. 9-10) afirma que a “pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. [...] Contudo, num sentido mais estrito, visando á criação de um corpo de conhecimentos sobre certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características especificas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos”.

Para tanto a pesquisa exerce seu papel fundamental na educação, onde o conhecimento se torna imprescindível, ela trás alguns desafios, mas o importante se faz pela obtenção de novos saberes.

De acordo com Demo (2003, p. 16), a pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com