TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

Pesquisas Acadêmicas: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Folha de Rosto: é “o cartão de apresentação” do texto. Deve conter o nome do autor, título do artigo, dados de identificação, a cidade e o ano.

Na primeira página: ao alto deve conter: o título e logo abaixo o(s) nome(s) do autor(es) centralizados e na sequência (na mesma página), dar dois espaços (1,5) escrever a palavra RESUMO centralizado, negritado e em caixa alta, dar mais dois espaços (1,5) e iniciar o texto conforme as orientações acima.

Resumo é uma síntese do trabalho. Tem por intuito informar o leitor. Na primeira frase deve constar o assunto, na sequência, o(s) objetivo(s) do estudo, a metodologia adotada na pesquisa, os resultados e as considerações finais (conclusão). Deve ser digitado em espaço simples e sem abertura parágrafos e ter no máximo 250 palavras. Não se deve esquecer-se das palavras-chave.

1 INTRODUÇÃO: deve apresentar a importância do assunto (“justificativa”), metodologia adotada e ao final da mesma dar uma panorâmica geral do que será discutido no texto.

• Lembrete!

• Aqui se devem transcrever os itens do projeto (tema, problema, justificativa, objetivos, metodologia, ou seja, exceto o cronograma e as referências) em forma dissertativa, isto é, retirando os itens. Mas não se esqueça dos princípios básicos da construção de textos da língua portuguesa: a coerência, a coesão e a unidade textual.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA observe os pontos abaixo:

Ao apresentar idéias já discutidas por teóricos, quer na íntegra ou parafraseadas, é necessário citar a fonte apresentando: autor, data e número da página de onde foi retirada a idéia do autor.

Dessa forma, para que possamos elaborar esse item é necessário que recorramos à literatura pertinente o embasamento necessário para a nossa pesquisa. É aqui que utilizamos as citações para servem para confirmar ou contradizer aquilo que expomos. É isso que dá cientificidade a um texto acadêmico. A respeito das citações, observem:

• transcrição literal com menos de três linhas (citação curta) deve ser inserida no próprio texto, entre aspas.

• as citações longas com transcrição mais de três linhas devem vir recuadas da margem a 4 cm, digitadas em espaço simples, letra menor, sem abertura de parágrafos e sem aspas. Sempre que o autor for mencionado no corpo do texto deve ser digitado em caixa baixa (letra minúscula), claro que obedecendo as regras da língua portuguesa de que nome próprio se inicia com letra maiúscula e ao final da mesma deve vir entre parênteses e digitado em caixa alta (letra maiúscula, seguido do ano e página). Após o ano deve-se colocar vírgula (,) e depois p. e o número da página. Por exemplo, Santos (1992, p. 30). Se o autor aparecer ao final da citação deve vir entre parênteses, digitado em caixa alta, exemplo (SANTOS, 1992, p. 30).

• A abreviatura de página é p.

• Quando a transcrição literal (citação) ultrapassa mais de uma página, os números das mesmas devem ser separados por hífen.

3 METODOLOGIA deve apresentar de forma detalhada os “passos” da pesquisa, fundamentando as opções metodológicas teoricamente. Mesmo que a pesquisa seja apenas bibliográfica é necessário fazer a fundamentação teórica da opção.

Quando se fez uma pesquisa prática de campo é necessário, ainda, descrever os instrumentos de coleta de dados (questionário, formulário, entrevista, observação, ...), pois cada um têm características e formas próprias e devem estar de acordo com o problema e os objetivos da pesquisa.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com