TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro análise critica artigo

Por:   •  3/10/2018  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO

FISIOPATOLOGIA DA DIETOTERAPIA

DOCENTE - RAFAEL PINTO

DISCENTE – JOSILENE SILVA OLIVEIRA

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO:

O Efecto del tratamiento dietoterápico de la obesidad sobre el metabolismo óseo

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2016 analise

REVISTA: Nutrición Hospitalaria

1. Introdução:

        O Efecto del tratamiento dietoterápico de la obesidad sobre el metabolismo óseo é um artigo de revisão editado por médicos do Serviço de Endocrinologia e Nutrición do Hospital Clínico Universitário de Valladolid. O artigo aborda sobre o efeito do tratamento dietoterápico da obesidade e suas implicações no metabolismo ósseo. Faz uma revisão dos principais estudos sobre o tema apresentando as limitações e as evidências que foram encontradas.

        O artigo objetiva demonstrar como o tratamento dietoterápico no controle da obesidade pode influir na desmineralização óssea e perda óssea e como uma dieta pode reduzir essas perdas.  Dessa forma a leitura do artigo pode ser direcionada a um público grande que inclui médicos, nutricionistas, obesos e interessados no tema de forma geral.

        O estudo estrutura-se com um breve resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Não foram apresentas tabelas, gráficos, apêndices. Os autores apontaram as evidências de outros estudos e usaram Odds Ratio (OR) apresentadas nesses estudos para precisar a evidência do evento ocorrer. Para deixar o texto didático, simplificaram alguns entendimentos por meio de esquemas autoexplicativos.  

        No resumo foi situado o tema de forma generalizada e se afirmou que o tratamento dietoterápico da obesidade está diretamente relacionado ao metabolismo ósseo bem como apresentado o objetivo geral do artigo: analisar a evidência do efeito do decréscimo de peso e do padrão dietético utilizado sobre o osso.

        Na introdução os autores fizeram um apanhado literário acerca da importância do tema e justificaram o tema do artigo enfatizando que obesos em dietoterapia que pressupõe restrição calórica estão suscetíveis a déficits nutricionais. A restrição de nutrientes pode intervir no metabolismo ósseo.

No desenvolvimento o tema foi discutido por meio de tópicos, o qual o autor apresenta os fatores modificadores do metabolismo ósseo relacionados com o tratamento da obesidade: a própria redução do peso eleva a perda de massa óssea; Apresenta estudos que demostraram evidências na prevenção da deterioração da massa óssea com a suplementação de cálcio, aumento do aporte de proteínas, suplemento de vitamina D, isoflavonas e fito estrógenos, exercício físico, dieta cetogênica e mediterrânea, dietas very low calorie.

Na conclusão o autor reforça sua introdução e explana em tópicos o que seria um tratamento dietoterápico adequado no tratamento da obesidade para que se minimize as perdas ósseas.

O tema do artigo é bastante atual já que o padrão mundial de obesidade tem crescido de forma vertiginosa se tornando um problema de saúde pública.

Os autores utilizam vários estudos ao longo do artigo. Ao todo foram utilizadas 96 referências sendo a mais antiga de 1993 e as mais recentes de 2016. Boa parte das referências utilizadas são publicações em revistas, meta-análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com