TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Para Podcast de Um Artigo de Opinião Temática: Tecnologia e Segurança Pública

Por:   •  3/6/2021  •  Artigo  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Bom dia, Boa tarde, Boa noite, eu sou o aluno Ministério, eu sou o aluno Mitre e eu sou o aluno Renan Rezende.
  2. (MINISTÉRIO)Estamos de volta com o Podprep, sua série de podcast favorita sobre assuntos tecnológicos no âmbito militar, e hoje, no 14º episódio da nosssa série abordaremos o artigo “Aplicabilidade da tecnologia 5G para uso dos órgãos de segurança pública”, escrito por José Ricardo de Assunção Ferreira (mestrando em Telecomunicações e Redes de comunicações) e publicado na revista O Comunicante.
  3. (RENAN REZENDE) Não sei se vocês repararam, mas hoje, em especial o nosso podcast se iniciou com a Canção da arma de Comunicações, em homenagem ao tema central do podprep.
  4. (MINISTÉRIO)Vou me estender mais um pouco na voz e dizer que em primeiro lugar é importante entender que os Órgãos de segurança pública vêm buscando cada vez mais um sistema de comunicações com flexibilidade, altas taxas de dados que suportem um número considerável de usuários e escalabilidade.
  5. (MITRE) Ministério, já te interrompendo, explica para os ouvintes o que é escalabilidade.
  6. Ah sim, a escalabilidade nada mais é do que a capacidade da rede 5G desenvolver-se ou estar preparada para crescer. Entendeu?
  7. (MINISTÉRIO) Continuando, a busca na segurança pública por esses fatores na segurança visa garantir a confiabilidade, a segurança e a disponibilidade dos sistemas de segurança pública nos níveis municipais a federais,  consequentemente melhorando a Segurança Nacional.
  8. (RENAN REZENDE) Mas afinal, você não disse ainda, o que é a tecnologia 5G?
  9. (MINISTÉRIO) Vou deixar o Mitre explicar essa.
  10. (MITRE) Ok, vamos lá. A arquitetura do 5G é baseada em ondas de rádio, assim como as tecnologias de conexões mais antigas, como o 2G, o 3G, o 4G. No entanto, o diferencial dessa nova técnica é o expressivo aumento na cobertura do espectro de onda, ou seja, os possíveis caminhos para o fluxo de dados, o que consequentemente aumenta a velocidade no tráfego de informação. Aliado a isso, tem-se a vantagem de essa tecnologia possuir uma cobertura, um sinal, mais amplo e eficiente, além de suportar um número maior de usuários conectados simultaneamente. Essas são apenas alguns dos benefícios que essa tecnologia tem para ofere...(RENAN REZENDE CORTA O MITRE.
  11. (RENAN REZENDE) Hope! Eu sei que o 5G é instigante, a gente pode ficar falando horas sobre, mas vamos soltar a vinheta, tomar uma água e trocar o bloco?
  12. (MINISTÉRIO) Antes de trocar, me deixa fazer só uma observação. Como nem tudo na vida são flores, mesmo sendo tecnologia de ponta, o 5G possui muitos desafios a serem superados. Solta a vinheta.

  1. Sabendo do nosso contexto composto por um crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos, o 5G foi criado e pensado para acompanhar esse crescimento no fluxo de informações.  Nesse sentido, dentre os benefícios trazidos pelo 5G nesse desejo de acompanhar a evolução tecnológica, temos o aumento na capacidade de usuários e fluxo de dados, que é a famosa "velocidade" da Internet.
  2. (Ministério) É por isso que todas as empresas de telecomunicações estão enfatizando a revolução que o 5G vai causar como nos conectamos?
  3. Isso, isso mesmo, para ter uma noção de comparação de velocidade, o 5G é 10 vezes mais que o rápido que o 4G. Além disso, outro progresso em relação às versões anteriores é o menor custo de infraestrutura necessário para transmissão dado que não há necessidade de fios ópticos.Vale a pena citar também melhorias como alta confiabilidade, segurança e privacidade,além de uma evidente melhora na duração da bateria, gastando cerca de 90% menos energia que o 4G.
  4. (Renan Rezende) Bem que eu reparei que a bateria do meu celular vai embora quando estou usando o 4G.
  5. Pois é, e com o 5g, isso diminuirá e muito.
  6. Agora, entrando mais no enfoque militar do nosso podcast. Como o 5G visa incluir um grande número de usuários, ele possui uma ampla e eficiente cobertura, possibilitando maior transferência de dados assim como um número signficativamente maior que do 4G de conexões simultâneas, e pelo fato o 5g ser composto de versões superiores do 2g, 3g e 4g, há uma diminuição nos problemas de comunicação entre os sistemas das agências públicas o que facilita a execução do serviço e transmissão de ordens vinculadas à missão.
  7. (Ministério)Nossa, faz sentido.Então quer dizer que como o 5g possui na sua "composição" partes de outras tecnologias, é possível se conectar com sistemas que ainda usam essas outras tecnologias 3g e 4g.
  8. Exatamente!
  9. (Ministerio)E como isso pode ser aplicado no contexto de segurança pública?
  10. Bom, dado essa alta conectividade possibilitada pelo 5g associado ao baixo custo de instalação, dado que não são necessários fios ópticos e é utilizado em equipamentos comuns como smartphones, essa tecnologia mostra-se promissora no meio militar, já que, em um contexto operacional, a maior facilidade de transmissão de informações e comando é essencial para o cumprimento de missão.
  11. (Renan Rezende)Você poderia passar um exemplo da aplicação das vantagens no contexto operacional que o 5g pode fornecer em relação às demais redes móveis?
  12. É claro. Bom, os aspectos que se destacam mais são a elevada velocidade, ampla cobertura e conectividade.
  13. Assim, trazendo para uma situação real, o 5g possibilitaria a comunicação entre tropas a maiores distâncias sem a necessidade de muitas antenas, simplificando o trabalho logístico de uma operação militar.
  14. Além disso, pela versatilidade da conexão 5g, isso possibilitaria a integração entre diferentes agências com a missão, propiciando um cenário operacional mais sólido e estruturado, além de que, ainda por essa facilidade de conexão, seria facilitado o emprego de equipamentos táticos que favoreceriam o cumprimento da missão, como drones, aplicação de IA, integração de imagens por câmeras fixas ou ainda uso de bodycams.
  15. De uma maneira geral, seria esse o diferencial que o 5g poderia proporcionar em uma situação real.
  16. (Renan Rezende) Realmente, quando você explica dessa forma, dá para ter uma ideia de como uma evolução tecnológica altera a esfera de segurança.
  17. É...
  18. Mas um assunto curioso também são os desafios de implementação dessa tecnologia.
  19. Renan você que entende mais sobre esse tópico, desenvolve para os nossos ouvintes?
  1. (MINISTÉRIO) Hop! Deixa eu soltar a vinheta e trocar o bloco.
  2. (Renan)Diante das diversas vantagens da introdução da tecnologia 5G nos Orgãos de Segurança Pública é importante ressaltar que existem muitos desafios para implantação dessa inovação, tais como:
  3. (Renan)A tecnologia 5G deve ser capaz de lidar com operações de diversos sistemas de comunicações interligados entre si, o que torna uma complexidade de instalação, uma vez que exige investimento alto para aplicar essa inteligência
  4. (MINISTÉRIO) Pois é, demandaria um alto valor financeiro para inserção dessas inovações nos órgãos de segurança publica e tal investimento não condiz com a realidade do país.
  5. (Renan) A sua arquitetura composta por várias tecnologias possui alta complexidade de gerenciamento dinâmico, ou seja, em movimento, o que se torna um desafio no que se refere a interferência eletromagnética de rádio, como também no gerenciamento de mobilidade dos usuários.
  6. (MITRE) Realmente, é um grande desafio manter os sistemas conectados e sem interferências mesmo a grande distâncias entre os aparelhos. Mas, Renan, existe uma resolução para isso?
  7. (RENAN) Claro!! Para diminuir esse problema, as redes exigirão mecanismos mais modernos e seletivos de controle de interferência eletromagnética e gerência de recursos de rádio.
  8. (MITRE) Como assim?
  9. (RENAN) é preciso o desenvolvimento de mecanismos que filtrem outras frequências que não as desejadas, permitindo uma conexão limpa. Entendeu?
  10. (MITRE) agora sim!
  11. (Renan)Tem-se ainda, questões técnicas de sustentabilidade e escalabilidade da rede, já que será necessário construir pequenos centros de dados que estejam próximos dos usuários e das torres de telecomunicações, para assim ter menor tempo de viagem dos dados, e isso exigiria um alto investimento financeiro.
  12. (MINISTÉRIO) é, já que tem muitas cidades e alguns estados que não conseguem bancar esse tipo de tecnologia.
  13. (Renan Rezende)Pois é, concluindo o nosso Podcast, o emprego da Tecnologia 5G para a aplicação na segurança pública possui inúmeras possibilidades de atuação, tais como: Drones, viaturas autônomas, inteligência artificial e robôs conectados para atividades de risco (como desativação de explosivos) e outros exemplos que o Mitre citou na explicação dele, tudo isso possibilitado pela excelente conectividade do 5G. Sem dúvida, o que mais destaca dessa tecnologia 5G é a escalabilidade, mesmo sendo uma rede heterogênea, atendendo, assim, a demanda do fluxo de dados dos sistemas integrados. Porém, ainda há uma série de desafios a serem superados para viabilizar a sua implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com