TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RUIDO EXOGENO

Trabalho Universitário: RUIDO EXOGENO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 2

Na comunicação, ruído é todo fenômeno aleatório que perturba a transmissão correta das mensagens e que geralmente se procura eliminar ao máximo.O ruído, quando em excesso pode se tornar doloroso.

Ruídos exógenos são aqueles devido as interferências externas ao processo de comunicação, como outra mensagem. Por exemplo, os sinais de uma emissora de rádio ou TV que se sobrepõe ao nosso sinal, ou quando alguem fala alto dentro da sala de aula enquanto o professor esta dando uma explicação, e você nao consegue entender nenhuma das mensagens é a caracterização de um ruído exógeno.

Em lugares onde hája muito barulho, com exceso de pessoas circulando, como por exemplo o centro de uma grande metrópole, poderá causar a distração do receptor, quando a mensagem estiver sendo passada. Se o receptor não puder estar concentrado para obter as informaçoes necessárias, ou tenha sua atenção dividida por algum motivo, ele compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor.

Ruídos endógenos são ruídos devido ás interferências internas do processo de comunicação, como perda de mensagem durante seu transporte ou má utilização do codigo.Quando alguem conversa utilizando-se de termos técnicos ou palavras em idiomas desconhe- cidos pelo receptor; é um exemplo de ruído endógeno pois é um ruído que está acontecendo do emissor para o receptor, ou seja não afetado por nada externo.

Outro exemplo é quando o emissor fala de assuntos ou temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, ou seja falando de fatos não importantes perdendo o objetivo nos assuntos que de fato importem ao receptor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com