TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realismo E Outras Tendencias

Dissertações: Realismo E Outras Tendencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Realismo

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1880 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.

Principais autores

Entre os quais se destacam Fiódor Dostoiévsky, Leon Tolstói, Charles Dickens, Nikolay Gogol e Eça de Queiróz e Machado de Assis.

Principais obras

A obra que marca o início do Realismo na literatura é Madame de Bovary de Gustave Flaubert, já no Brasil o grande marco é a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Porém, há outros títulos, como:

Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac;

Germinal, de Émile Zola;

O Vermelho e o Negro, de Stendhal

Os irmãos Karamazov, de Dostoievski;

Guerra e Paz e Anna Karenina, de Léon Tolstoi;

O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós;

Dom Casmurro e Quincas Borba, de Machado de Assis;

O Cortiço e O Mulato, de Aluísio Azevedo.

Naturalismo

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo. Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas.

Principais autores e obras

Horácio de Carvalho, autor naturalista.

Aluísio Azevedo

Com a publicação de O Mulato (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A publicação dessa obra marca o início do Naturalismo brasileiro.

O livro (que não é a nossa obra naturalista mais marcante) causou impacto na sociedade, principalmente entre o clero e a alta sociedade de São Luís do Maranhão.

O Mulato aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e o racismo.

Em 1890, o Naturalismo atinge o seu ápice com a publicação de O cortiço (obra repleta de personagens marginalizados).

Inglês de Souza

Em 1891, Inglês de Souza publicou O Missionário, obra que aborda a influência do meio sobre o individuo.

Adolfo Caminha

Publicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e mais especificamente, o homossexualismo em O bom crioulo.

Parnasianismo

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura européia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.

O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia.

Autores e Obras

Na França, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

Alberto de Oliveira. Obras principais: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).

Raimundo Correia. Obras principais: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias(1883), Versos e Versões(1887), Aleluias(1891), Poesias(1898).

Olavo Bilac. Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde (1919).

Francisca Júlia. Obras principais: Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esfínges (1903), Alma Infantil (1912).

Vicente de Carvalho. Obras principais: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas (1911), A voz dos sinos, (1916).

A "Tríade Parnasiana": Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira

Simbolismo

A morte do coveiro de Carlos Schwabe forma um compêndio visual dos principais temas do simbolismo. Muerte , anjos , neve e poses dramáticas dos personagens.

O Simbolismo foi um dos movimentos artísticos do final do grande século XIX, teve origem na França e Bélgica. Em uma clara literário, publicado em 1886, Jean Moréas definido esse novo estilo como “inimigo da educação, declamação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com