TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação tema enem

Por:   •  19/3/2016  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Muito tem se debatido a respeito da redução da maioridade penal. Inúmeras discussões vem surgindo, e em meio a essas discussões, existem aqueles que acreditam que com a implantação dessa nova lei, teremos uma sociedade mais segura. Porém, há quem acredite que isso só fará com que novos problemas sejam criados.

Quando um jovem de 16 anos, por exemplo, que cometeu um furto, for inserido em uma penitenciária, esse conviverá com os mais experientes criminosos, já que o sistema penitenciário expõe os jovens a diversas situações e comportamentos extremamente violentos, sem contar as péssimas condições de vida, originando um sentimento de revolta e dificultando cada vez mais o momento em que este voltasse ao convívio da sociedade aumentando as chances de reincidência.

Acredita-se que os adolescentes são responsáveis pela maior parte da violência do país, mas dados revelam, que esses são responsáveis apenas por 10% das infrações registradas, sendo a maioria infrações contra patrimônios públicos e menos da metade, furtos sem emprego de violências ou ameaças a vítima. Outra questão é o custo para construção de novas penitenciárias é bem elevado, já que pesquisas revelam que o Brasil é o 4º país com maior população carcerária do mundo.

Implantar novas atividades nos bairros, como campos de futebol, aulas de línguas estrangeiras, bibliotecas, academias nas praças, fará com que os jovens se mantenham ocupados e evitem o caminho do crime. Escolas também podem aprimorar seus espaços, trazendo um ambiente acolhedor além das intensas campanhas mostrando as várias outras escolhas que podem ser feitas.

Sendo assim, devemos investir em educação para que futuramente não seja necessário investir em punição.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com