TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Temas ENEM

Por:   •  7/10/2016  •  Artigo  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

      [pic 2]

   [pic 3]


[pic 4]

MELHOR LER ANTES DE USAR

Esta apostila faz parte da série temas do ENEM, e compõem  o projeto  saber exatas, que  é uma iniciativa que visa tornar prazeroso e inteligível  o estudo das ciências exatas, pois acreditamos que tudo aquilo que não entendemos não é prazeroso e, portanto, deixamos de lado, atualmente além do material que está em suas mãos, você também pode nos encontrar na internet em  três endereços virtuais: nossa plataforma virtual de aprendizado www.saberexatas.moodlelivre.com , nosso blog  www.saberexatas.blogspot.com  e nosso site http://marcosexatas.wixsite.com/saberexatas , e ainda em nossa salinha como foi carinhosamente apelidada pelos nossos alunos, que está instalada em Suzano.    Ao criar este material alguns princípios básicos foram levados em conta, o principal deles é sem dúvida  o respeito, em cada linha escrita procurei respeitar     o ritmo  de cada estudante,   valorizando os avanços,   motivando  e incentivando o gosto pelo estudo. Durante os seus estudos você vai perceber algumas palavras ou frases grifadas em verde, foi a forma que encontrei para mostrar que vale a pena  aprofundar no tema grifado, e que por isso serão tratados com maiores detalhes em próximas edições. Neste edição estou dando enfoque especial no ENEM, porém não significa que você não possa utilizá-lo para estudar para os principais  vestibulares. Nas páginas que seguem  você  encontrará exercícios resolvidos do ENEM, que estão nas seções AGORA É COM VOCÊ,   RESOLVA,  com dicas de como aproveitar as informações fornecidas pelo enunciado, e comentários das respostas.  Você vai ver que muitas vezes uma boa leitura e interpretação basta para resolver a questão. Para facilitar seus estudos comecei explicando da base, ou seja o  que considero básicas sobre o tema, e fui me aprofundando nas seções ALGO  MAIS SOBRE, onde pode-se encontrar assuntos sempre presentes nas provas do ENEM e vestibulares. Não poderiam  faltar questões para você testar seus conhecimentos, no final desta edição estão os gabaritos destes exercícios que estão na seção AGORA É COM VOCÊ,   RESOLVA.

Algumas Informações sobre o Professor autor  da série temas do ENEM:

​Prof. Marcos Antonio Vasco de Almeida

Técnico em Química, pela Cefet- Al;

Licenciado em Química, Pela USP;

Pedagogo pela UNICID

Pós graduando em docência em ensino superior pela UBC.


A recente história do ENEM,  e outros vestibulares revela que o tema água  é sempre presente nos exames, não só em Química, mas em diversas matérias, nesta apostila vamos abordar algumas informações sobre a água, porém focaremos desta vez apenas aspectos Químicos.  

      A  FORMAÇÃO DA MOLÉCULA DA ÁGUA

A água é uma substância  formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O), como você pode observar a molécula da água é formados por três  átomos  de dois  diferentes elementos Químicos  o Hidrogênio (H)  Oxigênio (O). Esses elementos unem-se para formar a molécula  da água através das chamadas  ligações covalentes ou moleculares, que se caracterizam pelo compartilhamento de elétrons presentes na camada de valência  para adquirir estabilidade.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA

A água possui massa molar 18g/mol, possui molécula polar, muitas vezes é chamada de solvente universal. Anteriormente vimos como é formada  a molécula  de água, mas para formar á agua que vemos nos mares, rios ou até em um refrescante copo com água, é necessário  que as moléculas de água juntem-se, isso ocorre por ligações entre as moléculas chamadas de  ligações de hidrogênio essas ligações acontecem em virtude da atração exercida pelos átomos de oxigênio aos átomos de hidrogênio das moléculas vizinhas.

PROPRIEDADES FÍSICAS  DA ÁGUA

 A água possui ponto de fusão  igual a 0°C, ponto de ebulição  100°C. A água, quando comparada com várias outras substâncias, é que menos varia sua temperatura em função da quantidade de calor fornecida ou retirada, ou seja a que  possui o maior calor específico, que corresponde a 1 cal/g.ºC.  Há um outro fato muito interessante sobre a água e como sua densidade varia em relação a temperatura, este fato é chamado comportamento anômalo da água, e consiste no seguinte, á agua no estado sólido possui menor densidade que no estado líquido, fato  que ocorre de forma contrária na grande maioria das substâncias, a densidade da água tem valor em torno de 1g/cm3, mas como já dito este valor varia de acordo com a temperatura, mas nas provas do ENEM,  você não deve se preocupar em decorar valores de densidade.

    A ÁGUA NO  CORPO HUMANO

 Para começo de história a água exerce importante papel como solvente, ou seja facilitando muito as diversas reações químicas que nos mantém  vivos. Além dessa importante função ela também atua em: eliminação de substâncias tóxicas; importante componente do plasma sanguíneo, sendo, portanto, participante no  transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células; regulação da temperatura do corpo.

              O CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água, ou ciclo hidrológico funciona da seguinte forma:

A água  evapora dos oceanos, lagos e rios (estado líquido), e para isso usa o calor do sol e ação dos ventos.

No estado gasoso o vapor de água, que  é mais leve que o ar, por isso sobe até a atmosfera, se acumulando nas nuvens.

Quando as massas de ar frio  atingem essas nuvens, o vapor de água contido nelas se condensa, transformando-se em gotículas de água que voltam à superfície em forma de chuva.

Ao chegar novamente  no solo onde há vegetação, parte é  utilizada pelas plantas, e o restante  vai para os rios, os lagos, e a formação dos lençóis de água. E a partir daí, o ciclo recomeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (508 Kb)   docx (382.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com