TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de computadores

Projeto de pesquisa: Redes de computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS SANTA ROSA

DETEC

REDES ATM

Moacir José Soares

Paulo Dallarosa

Jaime Menin

INFORMÁTICA

Redes de computadores

Paulo Sausen

Santa Rosa. 15 de Junho de 2002

Índice

1. Introdução 2

2. Conceitos Gerais ATM 2

2.1. Célula 2

2.2. Endereçamento 2

2.3. Circuitos Virtuais 2

3. Camadas ATM 2

3.1. Camada Física 2

3.2. Camada ATM 2

3.3. Camada de Adaptação ATM 2

4. Protocolos de Interfaces de Rede 2

4.1. Protocolos Entre Dispositivos e Switches 2

4.2. Protocolos Entre Switches 2

5. Sinalização 2

6. IP Sobre ATM 2

6.1. Classical IP - CIP 2

6.2. LAN Emulation - LANE 2

6.3. Multi Protocol Over ATM - MPOA 2

7. Qualidade de Serviço (QoS) 2

7.1. Atraso de Trânsito 2

7.2. Variação do Atraso 2

7.3. Classes de Serviços 2

7.3.1. Categoria de Serviço 2

8. O Futuro da Tecnologia ATM 2

1. Introdução

A tecnologia Asynchronous Transfer Mode – ATM foi desenvolvida devido às tendências na àrea de redes. O parâmetro mais relevante é o grande número de serviços emergentes de comunicação com diferentes, algumas vezes desconhecidas, necessidades e características.

Nesta era da informação, usuários requisitam cada vez mais um número grande de serviços. Dentre estes serviços que são esperados no futuro podemos citar alguns deles: High Definition TV – HDTV, vídeo conferência, transferência de dados com alta performance, multimídia, videofonia, biblioteca de vídeos, educação a distância, vídeo sob demanda e telemedicina. Este largo espectro de serviços introduz a necessidade de uma rede universal com uma flexibilidade suficiente para suportar esta demanda.

Dois outros fatores que estão relacionados com o desenvolvimento da tecnologia ATM são a rápida evolução das tecnologias de semicondutores e componentes ópticos e a evolução das idéias de concepção de sistemas de comunicação que transfere para a borda da rede as funções complexas de transporte da informação, ex. definição de rotas.

Assim sendo, tanto a necessidade de flexibilidade nas redes de comunicações, como o progresso tecnológico e conceitual de sistemas, levaram ao desenvolvimento das bases da tecnologia ATM. Com o passar dos anos, diante do surgimento de novas tecnologias de alta performance em redes (principalmente Fast Ethernet e Gigabitethernet) e o uso cada vez maior de aplicações baseadas em IP, a visão geral da tecnologia ATM passou por várias fases.

Nos últimos anos a opinião dos técnicos e engenheiros mudou sobre a tecnologia: de mais uma planificação para empresas de telefonia à inevitável utilização futura em todos os tipos de telecomuicações; de uma complexa tecnologia fadada a ser substituída pela Gigabit Ethernet à uma promissora perspectiva de ser parte importante na ligação entre redes locais (LAN).

2. Conceitos Gerais ATM

A tecnologia ATM introduz conceitos inteiramente novos e diferentes daqueles utilizados em redes de pacotes tipo Ethernet. Abordaremos os seguintes: Célula, Endereçamento e. Circuitos Virtuais.

2.1. Célula

De acordo com o modelo de referência Open Systems Interconnection – OSI para interconexão de sistemas abertos de redes, na camada de rede (3) as Unidades de Informação – UI são chamadas “pacotes” (packets) e na camada de enlace (2) de “quadros” (frames). Como exemplos podemos citar quadros Ethernet, Token Ring e Frame Relay e pacotes IP e IPX.

Normalmente existe uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com