TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico

Trabalho Universitário: Referencial Teorico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 7

Referencial teórico

Matemática na educação infantil

O conhecimento matemático por muito tempo esteve vinculado à memorização de regras e fórmulas, e por muitas vezes considerado desmotivador. No entanto sabemos a importância da matemática em nossas vidas, por entendemos que ela faze parte do nosso cotidiano, em tudo que vamos fazer, seja pagar uma conta de água, luz, de uma compara no supermercado, enfim em nossas vivências de uma maneira geral.

.

As crianças desde pequenas estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante na sua vida, e ao ingressarem na escola trazem uma grande bagagem de informações, obtidos através de experiências vividas, isso contribui para uma compreensão melhor do mundo em que vive, e a descobrir que também a matemática é útil no seu cotidiano, cabe ao educador despertar nelas o gosto de aprender de maneira lúdica e prazerosa.

Freire (1996) enfatiza que a tarefa do docente não é apenas ensinar os conteúdos, mas, sobretudo, ensinar o educando a pensar criticamente. Neste aspecto quanto mais à criança for estimulada a pensar, a expor suas ideias, partindo dos conhecimentos

prévios de cada uma, avança em seus conhecimentos mediante situações significativas de aprendizagem. Tomando como base as considerações do RCNEI - Referencial Curricular para Educação Infantil (1998) destaca que:

É por meio do confronto do seu modo de pensar com os de outras crianças e adultos, e de relacionar seus conhecimentos e ideias a contextos mais amplos, que a criança poderá construir conhecimentos cada vez mais elaborados. (RCNEI 1998. P.172)

O Referencial Curricular Nacional destaca-se três blocos de conteúdos a serem trabalhado na Educação Infantil: “números e sistema de numeração”; “grandezas e medida” e “espaço e forma”. Levando-se em consideração a faixa etária de cada criança, é sugerido ao educador que use em sala de aula, o sistema de numeração, envolvendo a contagem, notação e escrita numérica e as operações matemáticas. Já no bloco de grandezas e medidas, mostras sugestões com relação ás noções de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, bem com a identificação de pontos e referencias para que as crianças possam situa-se e descolar-se no espaço.

A Matemática está presente em diversas áreas com na arte, na música, em historia, nas brincadeiras e jogos infantis, pode ser trabalhado de maneira bem ampla através de projetos. Segundo Dante (1996, p.36) cabe ao professor estimular a compreensão da situação, fazendo com que a criança explore todos os aspectos, mas deixando a solução do problema por conta dela. Dar a solução pronta para a criança é tirar-lhe o grande prazer de encantar com a descoberta, e ajudar a

desenvolver seu pensamento próprio, estimulando a pensar sobre suas descobertas, quanto antes for estimuladas mais terão um desenvolvimento satisfatório e conhecimento acerca dos conceitos matemáticos.

5.2 O lúdico como facilitador da aprendizagem

O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “ jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram s demarcações de brincar espontâneo. (ALMEIDA 2008)

O uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem é um assunto que tem conquistado um grande espaço no panorama educacional, além de vários estudos realizados, que comprovam sua eficácia no desenvolvimento na aprendizagem das crianças. Embora seja uma proposta relativamente nova, o avanço de pesquisas aponta para um olhar cauteloso no que se refere a atividades lúdicas no espaço escolar.

Segundo VYGOTSKY, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança começa a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

As brincadeiras e jogos na educação infantil são de suma importância para o desenvolvimento de nossas crianças, pois estimula o raciocínio lógico, a concentração e a curiosidade, incentivando e

motivando o aluno, viabiliza a construção do conhecimento de forma interessante e prazerosa, trazendo uma enorme contribuição para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar.

De acordo com Teixeira (1995, p.4) "o jogo é um fator didático altamente importante; mais do que um passatempo, ele é elemento indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Educação pelo jogo deve, portanto, ser a preocupação básica de todos os professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado"

No entanto, o professor deve reconhecer a importância de desenvolver um trabalho voltado para as atividades lúdicas, e usar como aliado na sua aula, aplicando de forma fundamentada, com a teoria e prática podendo ser atuante e concreto inserindo no contexto escolar. Por que através delas as crianças podem desenvolver o ato de explorar e refletir sobre a cultura e a realidade em que vive. A respeito disto ALVES (2008, p.3) diz: “Quando utilizamos o lúdico na escola estamos buscando também um resgate cultural da criança onde ela traz à escola vivências aprendido em casa com os amigos, na sua comunidade”.

A utilização de jogos e brincadeira na prática pedagógica possibilita elementos enriquecedores para promover uma aprendizagem interessante e prazerosa, onde as crianças encontram apoio para superar suas dificuldades, melhorando o seu desempenho, gerando um forte interesse em aprender, através dessas atividades vão estabelecendo relações cognitivas as suas experiências vivenciadas•.

5.3 Desafios e perspectivas do professor para trabalhar a matemática de forma lúdica na Educação Infantil

O lúdico na educação infantil é uma necessidade e não pode ser vista apenas como diversão. Os professores envolvidos com a educação infantil devem estar preparados não apenas para atuar, além da prática precisam ter uma base teórica que favoreça a sua prática pedagógica percebendo a importância de utilizar recursos didático que estabeleçam um aprendizado mais significativo no contexto de sala de aula.

Uma possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com