TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rei Arthur

Dissertações: Rei Arthur. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo analisar uma obra do Período Literário denominado Trovadorismo – Era Medieval (2ª fase). Para isso, o corpus analisado será o romance O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, de Sir Thomas (adaptação de Ana Maria Machado). Considerando a leitura do livro, o estudo das características do período e os teus conhecimentos de mundo, realizar uma análise da narrativa (ficha de leitura).

Desenvolvimento

1. Rei Arthur - filho de Uther Pendragon, Rei Arthur sempre foi um bom homem digno de um rei, e quando chegou o seu dia mostrou isso para todos que estavam ali presentes, sem entender a situação que estava ocorrendo naquela noite Arthur retira a espada que se encontra cravada na pedra e na bigorna e a partir desse dia em diante se vê como rei da Inglaterra. “ Com a maior facilidade, a espada deslizou de dentro da bigorna para as mãos de Arthur” (4° parágrafo) Página 13.

Sir Lancelote - Um dos melhores cavaleiros da Távola Redonda, muito admirado por sua força e coragem, para ele não haviam limites, lutava com honra. Foi escolhido por Arthur para se tornar uma cavaleiro da Távola Redonda. “Ah Merlin tu o matastes com teus poderes e nunca houve cavaleiro mais admirável.” (7° parágrafo) Página 19.

Galahad – Um grande cavaleiro, filho de Sir Lancelote do Lago, é um rapaz puro sem pecados. É ele que se senta na cadeira perigosa mostrando sua bravura ao retirar a espada da bigorna e adquirindo a mesma, tornando se assim um cavaleiro da Távola Redonda. “Arthur levantou-se e, tomando Galahad pela mão, levou-o até a pedra que flutuava sobre o rio. Assim que a viu, Galahad tocou a espada, tirou-a facilmente do mármore e enfiou na bainha.” (8° parágrafo) Página 49.

2. Mordred - Filho do Rei Arthur, Mordred tinha inveja de seu próprio pai e queria o trono para ele, o Rei Arthur tinha sido avisado por Merlim antes de sua morte que ele havia se deitado com sua própria irmã e havia lhe concedido um filho que seria seu por inimigo. “- Não foste sábio em não ouvir a criança que veio ter contigo, pois ela dizia a verdade e teria dito mais se deixasse. Teria dito que Igraine antes de te gerar com Uther, gerou outras filhas, e que Deus está triste contigo porque deitaste com tua irmã e geraste nela uma criança que será tua destruição e de todos os teus cavaleiros.” (6° parágrafo) Página 23.

Fada Morgana – Irmã do Rei Arthur a fada Morgana que gostava de Accolon, enganou Arthur lhe dando outra espada ao invés da poderosa Excalibur, o que fez com que ele quase morresse na batalha contra seu próprio amigo, um dos cavaleiros da Távola Redonda, já que nenhum dos dois estava se reconhecendo. “Então o cavaleiro gritou pedindo perdão, e Arthur o perdoou, porque sabia que Accolon não o tinha reconhecido e que Morgana, sua irmã, é quem deveria ser punida por traição.” (7° parágrafo) Página 35.

3. Igraine – Era a esposa do Duque de Tintagil, por ser muito bonita fez com que Uther Pendagron se apaixonasse por ela, era muito fiel a seu marido, porém em uma noite foi enganada pelo rei da Inglaterra que se passou por seu marido quando o mesmo já havia morrido e acabou gerando Arthur, foi escolhida porque é uma personagem muito importante, já que esse é o marco inicial da história. “Após algumas semanas, Igraine descobriu que estava grávida. Por isso, logo em seguida, quando recebeu uma proposta de casamento do rei da Inglaterra, concordou muito satisfeita: seria rainha e teria um pai para seu filho” (3° parágrafo) Página 7.

4. Como ambiente social temos igrejas, banquetes, ceias. “Quando todos os preparativos para a grande festa e o banquete solene finalmente se concluíram, o rei e sua corte foram ara Camelot, a cidade que ele havia mandado erigir para abrigar a sede do reino. Lá, na igreja de Santo Estevão, celebrou-se o casamento real.” (7° parágrafo) Página 25.

5. A história se passa nos tempos de cavalaria, ela acontecia na corte e junto a natureza. Corte - “Depois da cerimônia, com todos os cavaleiros reunidos em torno daquela imensa mesa sem cabeceira, em que todos os lugares eram igualmente honrosos, Arthur fez saber que deveriam assumir alguns compromissos. E os cavaleiro da Távola Redonda fizeram o juramento sagrado: nunca trairiam ninguém nem cometeriam ofensas ou assassinatos; sempre protegeriam os desamparados, as damas, as donzelas e quem estivesse em perig; jamais seriam cruéis com ninguém; estariam sempre do lado da justiça e do bem e, por mais que lhe prometessem os maiores tesouros do mundo, nunca defenderiam uma causa injusta.” (8° parágrafo) Página 25.

Natureza – Durante muito tempoo Cavaleiro do Lago cavalgou em busca do Santo Graal, vivendo grandes façanhas, por terra e por mar. Foi no mar que encontrou seu filho Galahad e, por alguns meses, seguiram juntos, dedicando-se aos serviços de Deus e enfrentando os riscos que lhes eram impostos, até ouvirem, um dia uma voz que lhes anunciava: era chegada a hora a hora de se separarem para sempre. Sir Galahad continuaria sua viagem por terra,e seu pai continuaria no navio. Deveria aportar próximo a um castelo, onde sua ultima aventura o aguardava. (4° parágrafo) Página 59.

6. Nos tempos do Trovadorismo, a data encontrada foi o ano 454, dia da festa de Pentecostes. “Aos quatrocentos e cinqüenta e quatro invernos depois da paixão de Nosso Jesus Cristo, esta cadeira devera ser ocupada.” (2° parágrafo) Página 48.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com