TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Discurso Do Rei

Monografias: O Discurso Do Rei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 3

Pontos de bifurcação: encruzilhadas no caminho da mudança

Os teóricos do caos estão particularmente interessados em entender o que acontece quando um sistema é “empurrado” para longe de seu equilíbrio, para uma situação que “beira o caos”.

Aí ele encontra “pontos de bifurcação” que são como “encruzilhadas numa estrada” levando para diferentes futuros. Em tais pontos, a energia de dentro do sistema pode-se auto-organizador por meio de saltos imprevisíveis em diferentes estados.

Os pontos de bifurcação com seus respectivos fatores de atração sempre existem como potencialidades latentes dentro de qualquer sistema complexo não linear. Eles sinalizam potenciais de auto-organização e a evolução de uma nova forma.

A famosa imagem do “efeito borboleta”, em que uma pequena mudança, tão insignificante como uma borboleta batendo as asas. Eu como disse o escritor científico Kevin Kelly, em sistemas complexos não lineares “2+2= maças”.

Mudanças quantitativas e qualitativas ocorrem de forma incrementa! Assim, 2+2 não resulta necessariamente em 4 ou 5 ou mesmo 6. Resulta no surgimento de configuração sistêmica qualitativamente nova.

Uma nova ordem emerge em qualquer sistema complexo que, devido a flutuações internas, e externas, é empurrado para situações de caos. A ordem é natural! Ela é emergente e livre! Mas, o mais interessante é que sua natureza exata nunca pode ser planejada ou predeterminada.

Não se fez menção de um administrador geral ou arquiteto chefe. Discutimos como a ordem pode evoluir sob a influência de certo número de regras simples (especificações mínimas). Mas, não fizemos nenhuma menção de qualquer ordenamento ou plano pré-concebido em termos absolutos.

Isto pode ter consequências assustadoras para os administradores que estão acostumados com o suporte de planos, estrutura, hierarquia e outros modos tradicionais de controle.

Pense nas atividades de uma equipe de trabalho auto-organizada envolvida com o desenvolvimento de um produto novo, ou um grupo de trabalho autônomo operando numa fábrica flexível que usa o método Just time.

Sob esse tipo de condições, a hierarquia e os padrões de organização e controle são condições temporárias ou resultados. São simples “pontos” numa jornada que se auto-organiza.

O papel fundamental dos administradores é modelar e criar “contextos” em que formas apropriadas de auto-organização possam ocorrer. Os administradores tem que ser capazes de ajudar a criar as “especificações mínimas” que definam um contexto apropriado permitindo que os detalhes surjam dentro dessa estrutura. O foco sobre os padrões de atração cria uma forte perspectiva para a administração da estabilidade e da mudança sugerindo que mudança transformacional em vítima análise envolve a criação de “novos contextos” que podem quebrar o domínio dos padrões de atração em favor de novos padrões.

Para quebrar o poder do patrão de atração estabelecido nosso administrador terá que encontrar maneiras de criar um novo contexto. É importante notar que o administrador que age de acordo com as ideias da teoria do caos e da complexidade não pode estar no controle na mudança. Ela ou ele não pode definir a forma precisa que o novo padrão de atração irá tomar. Embora seja possível delinear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com