TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiencia

Monografias: Relato De Experiencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 6

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

LEIDANY MENDES CUNHA SOUZA

APRESENTAÇÃO.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa feio com o objetivo de discutir de forma aprofundada a formação continuada dos professores alfabetizadores, visando melhoria no processo educacional.

Os livros precisam fazer parte do cotidiano da sala de aula. Criar um ambiente alfabetizador contribui e muito para aquisição da leitura e da escrita. O livro Silvana D’ Angelo- Nunca conte com os ratinhos é uma obra de grande valor literário. Divertida e envolvente desperta a atenção das crianças.

Rico em possibilidades de leitura, criatividade, e atividades multidisciplinares o livro desperta o imaginário das crianças.

Através do livro Nunca conte com os ratinhos, foi possível desenvolver diversas atividades de alfabetização e Letramento, Matemática, Ciências e Artes de forma prazerosa e enriquecedora.

O presente relato tem como base minha experiência com as obras do Cantinho de Leitura de minha sala de 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Delizete Brandão Baião. Realizei sequência didática através do livro: Silvana D’ Angelo- Nunca conte com os ratinhos.

Caracterização da Escola e da turma

O projeto foi realizado, na Escola Municipal Delizete Brandão Baião - situada na Rua Irineu Fernandes – Matipó-Padre Fialho, MG. A escola atende as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Educação Jovem e Adulta - 1° ao 5° ano. O quadro de turmas da escola é caracterizado por 04 turmas de Educação Infantil, 03 turmas de Ensino Fundamental: 1° ano, 2° e 3° ano e 4° e 5° ano e 01 turma de Educação Jovem e Adulta. Os professores são graduados em Pedagogia - Licenciatura, Normal Superior e Magistério. A escola atende cerca de cento e cinquenta alunos nos 03 turnos. A maior parte da clientela da escola é oriunda da zona urbana, tem faixa etária entre 05 e 12 anos e poder aquisitivo médio e baixo. Cerca de vinte por cento dos alunos provêm da zona rural, os quais beneficiam de transporte escolar público. Grande parte desses alunos é oriunda de famílias e pais lavradores.

A turma em que foi aplicado o projeto, o 1° ano “A”, no turno vespertino, é composto de 24 alunos, regularmente matriculados, de faixa etária entre 06 e 07 anos. Desses alunos, a metade reside na zona urbana e apresenta um poder aquisitivo médio.

Os alunos dominam a escrita e os numerais, mas alguns encontram dificuldade na leitura, inclusive no que diz respeito a palavras complexas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A leitura é de suma importância na vida do ser humano, levar para a sala de aula diferentes portadores de texto desperta nas crianças a curiosidade o imaginário, a arte de ouvir e contar histórias. Uma história apresentada de forma prazerosa desperta na criança o gosto e o interesse pelos livros e pela leitura. Desta forma, uma única história quando bem contada vem despertar na criança o imaginário, a criatividade e o interesse pelas letras.

Em Língua Portuguesa, com o uso dessa obra foram explorados os seguintes eixos de direitos de aprendizagem: eixo leitura, eixo analise linguística/apropriação do sistema da escrita e o eixo oralidade.

Em Matemática, foi possível explorar alguns conteúdos relacionados aos direitos de aprendizagem: números e operações, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação.

Na disciplina de Artes trabalhamos: cores, textura, recorte, colagem, ilustrações e dobradura.

Em Educação Física, trabalhamos a brincadeira do gato e rato, com o auxílio da Professor de Educação Física.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMAS DE AVALIAÇÃO.

Os objetivos proposto da sequência didática foi conduzir o aluno ao conhecimento da leitura. Com atividades diversificadas atingir outros objetivos como a criatividade, o gosto pela leitura, desenvolvimento da oralidade, da escrita e do desenvolvimento do raciocínio lógico, pois a criança tem direito de aprender e se desenvolver em todos os sentidos.

Iniciei esse trabalho, por perceber o entusiasmo de meus alunos pelos livros do Cantinho de Leitura e o quanto eles vibraram com cada história contada.

1º Momento – Literatura

Eixo: Contação de História

Objetivo:

• Desenvolver habilidades de ouvir uma história

• Trabalhar a memória.

• Recontar a história da forma como entenderam

• Interagir com o texto, sabendo emitir opiniões.

Começamos apresentando o personagem utilizando Caixa surpresa onde continha um rato. Apresentei o livro: capa, ilustrações, e outros.

Contei a história para eles e a reação foi surpreendente, as crianças adoraram e ficaram empolgadas. Depois fizemos comentários sobre a história contada. Cada aluno falou o que achou a parte que mais gostou enfim, emitiram suas opiniões.

2º Momento – Língua Portuguesa.

Eixo: Apropriação da leitura, e da escrita

Objetivos:

• Identificar sílabas conhecidas em palavras do texto.

• Escrever corretamente palavras do texto após visualização.

Separei fichas com palavras contidas na história, apresentei para os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com