TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Música No Processo De Construção Da Identidade Dos Alunos Do Semiárido: Um Relato De Experiências

Exames: A Importância Da Música No Processo De Construção Da Identidade Dos Alunos Do Semiárido: Um Relato De Experiências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Música no Processo de Construção da Identidade dos Alunos do Semiárido: um Relato de Experiências

Introdução

Durante muitos anos a música não era considerada como um recurso pedagógico para o processo de aprendizagem da criança em sala de aula, somente a partir da década de 30, a disciplina de música foi introduzida na grade curricular das escolas brasileiras. As crianças cantavam e formavam grandes corais, apresentando-se em estádios de futebol, centros de convenções e outros, especialmente em datas comemorativas, mas não era utilizada em sala de aula.

Com o passa dos anos, a música tornou-se meio de motivação no processo de ensino aprendizagem, dessa forma, proporcionando o desenvolvimento de várias habilidades. O ensino da música passou a ser obrigatoriamente incluído na grade curricular das instituições de ensino do país através da lei nº 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a partir do ano 2012 será obrigatório o uso do conteúdo da mesma em toda a educação básica, cujo o objetivo e desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a interação dos aluno.

O presente artigo tem por objetivo refletir A importância da música no processo da construção da identidade cultural dos alunos, pois contribui em vários aspectos no processo de desenvolvimento da criança, seja ela, músicas regionais, culturais, parlendas ou cantigas de rodas. Sabemos, portanto, que a música é considerada como uma proposta de ensino e aprendizagem lúdica no qual proporciona as crianças um aprendizado mais prazeroso e significativo..

O projeto de intervenção será aplicado em uma turma multisseriada em fase de alfabetização na Escola Municipal Máximo Martins localizada na comunidade de Mundo Novo, São Miguel do Gostoso, foi trabalhada a música de Luiz Gonzaga- Asa branca e Mandacaru enfatizado a identidade cultural dos alunos.

Esse artigo está estruturado em três capítulos teóricos que faz fundamentos sobre a Importância da Música no processo de Construção de Identidade Cultural dos Alunos da Região do Semiárido, tendo como teóricos de referências Farias, Santos e Freire na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com