TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiência Do PIBID

Pesquisas Acadêmicas: Relato De Experiência Do PIBID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relato as experiências vivenciadas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Este programa vinculado ao IFBA/ Campus Barreiras, desde 2011, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Matemática, que nos coloca parcialmente em contato com a vivência do professor da rede pública.

Fui bolsista do PIBID no Colégio Estadual Marcus Freire no ano de 2011, nas intervenções feitas no período tive muitos ganhos como ministrar uma aula, como se comportar diante de um resultado negativo do não aprendizado do aluno, e com as oficinas aplicadas aprendi novos métodos e técnicas de aprendizagem. Com os outros bolsistas prendi metodogias que instigam o aluno com a utilização dos recursos lúdicos, pois muitos deles já tinham prática em sala de aula, fazendo aquele momento prazeroso mesmo que as condições do ambiente não estavam favoráveis.

Com a ajuda da Supervisora Helena conseguir superar alguns medos em relação a sala de aula, e a partir daí me identifiquei bastante com o projeto, que foi de grande motivação para a continuação do curso. Um momento que marcou muito durante essa passagem no Marcus Freire, foi uma aluna que sentia muitas dificuldades em Multiplicação, ela cursava já o 2° ano do Ensino Médio, e infelizmente estava com um déficit muito grande, mas buscava sempre aprender.

E depois de certo tempo, já encerrado a atuação do PIBID naquela instituição, a encontrei casualmente e ela veio ao meu encontro dizendo que aprendeu muito com as oficinas do PIBID, que sentiu muita falta, e que estava estudando para o vestibular e que tinha a pretensão de cursar Medina; que a atuação dos bolsistas a ajudou bastante.

E é por causa desses simples gestos que percebemos a grande importância do projeto, que motiva muitos bolsistas a continuar na profissão escolhida, diante disso acredito que pequenos gestos causam grandes mudanças na vida de uma pessoa, que com esforço conseguimos aprender algo que parece ser desconhecido, alcançável.

Em 2012 atuei no Colégio Estadual Duque de Caxias, em 1 turma do Ensino Fundamental, com introdução as operações básicas, sob a supervisão da professora Ana Lúcia, com intervenções em sala de aula com propostas determinadas pelo projeto PIBID. Com as intervenções durante este período foi de suma importância para minha formação, às dificuldades conhecidas no Marcus Freire não estava distante da realidade do Duque de Caxias, as operação básicas da matemática não estava sendo compreendida pelos alunos; as dificuldades eram as mesmas, só que nesta Instituição uma boa parte dos alunos mesmo com dificuldades, e não davam muita importância para o momento; a sala de aula também não tinha um ambiente propicio para a aula, bastante desconfortável, luz do sol atrapalhando e outros fatores.

Muitos trabalhos propostos não tiveram grandes êxitos, muitos alunos não davam a mínima importância para aquele momento, à empolgação logo foi diminuindo, mas depois de certo tempo mudando, alguns alunos começaram a se interessar nas atividades; com isso percebo que em meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com