TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Leo

Dissertações: Relato De Leo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

PACTO NACONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA LIVRO: CAMILÃO, O COMILÃODE ANA MARIA MACHADO

PROFESSORA: ROSILENE MARTINS FERNANDES LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

ESCOLA MUNICIPAL “EXPEDITO PEREIRA LIMA”

APRESENTAÇÃO

O presente relato de experiência pedagógica transcorreu na Escola Municipal “Expedito Pereira Lima”, neste ano de 2014 em uma turma do 3º ano, sendo eu, Rosilene a professora de Apoio e Maria Cristina a professora Regente, acompanhando os alunos nas diversas atividades desenvolvidas com leituras, jogos, práticas e projeto de leitura com efetiva participação no curso do PACTO e uma oportunidade de formação continuada. Acreditando que a alfabetização é uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

O Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa é uma ação inédita do ministério da educação que conta com a participação articulada do governo federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar o melhor dos seus esforços e recursos, valorizando e apoiando professores e escolas, proporcionando materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e implementando sistemas adequados de valorização, gestão e monitoramento. Tendo como objetivo alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até aos oito anos de idade, no final do 3º ano do ensino fundamental. E para que os objetivos sejam alcançados é de suma importância planejar ações que possibilitem aprendizagens pelas crianças.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA

A Escola Municipal “Expedito Pereira Lima” está localizada à Rua João de Souza Brandão nº 199 centro na cidade de Santo Antônio do Grama no estado de Minas Gerais.

Atualmente a escola atende a seis turmas de Educação Infantil e dezesseis turmas do 1º ao 5º ano e uma turma da EJA, na qual o objetivo é assegurar toda criança um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem qualitativa.

A Escola Municipal “Expedito Pereira Lima” conta com um corpo docente com capacitação de nível superior, havendo exceções, o quadro de funcionários é composto por professores regentes, recuperadores, professores de educação física, eventuais,professora de inglês,duas monitoras e 3 professoras de Apoio para atender crianças com necessidades especiais e uma professora de laboratório, auxiliares de cantina e limpeza, supervisoras, vice-diretoras, diretora, secretários e bibliotecárias. Sendo que, a formação do quadro de funcionários consiste em: uma diretora, duas vices diretoras, duas supervisoras com curso superior completo. Uma encarregada de merenda com magistério, três assistentes administrativos, sendo uma com curso superior e dois com ensino médio completo e duas bibliotecárias. Quarenta e três professores, sendo duas formadas em Magistério, vinte e cinco professoras com curso superior completo e dezenove professoras com especialização, dois professores de educação física, sendo um com curso superior completo e outro com pós-graduação.Duas professoras de língua estrangeira (inglês),uma curso superior completo em inglês e outra está cursando, dois dentistas e uma auxiliar de dentista e dezessete auxiliares de cantina e limpeza. Os professores têm capacitação através de grupos de estudos, palestras, participação em cursos, seminário e outros eventos afins.

A escola recebe crianças provenientes de várias camadas sociais, as quais são pessoas que trabalham como operários da construção civil, empregadas domésticas, comerciantes, servidores públicos, desempregados e autônimos. Muitos pais veêm a escola como meio de qualidade de vida para seus filhos, sendo que algumas crianças, além da carência social, sofrem da carência afetiva. A participação das famílias no desenvolvimento acadêmico dos filhos, é pequena, devido à falta de instrução de algumas ou o fato de muitos trabalharem o dia inteiro. Dessa forma, a participação desses pais se interage as atividades extras realizadas pela escola. Na tentativa de um maior envolvimento das famílias com a escola é programado, no nosso calendário anual, reunião com os pais, palestras, exposições e festas, tentando, dessa forma, envolver os pais com temas de interesse da comunidade local.

Os alunos encontram dificuldade em dominar o conhecimento em leitura e produção escrita, de acordo com o perfil do grupo, com o material de referência do PACTO unidade 1, p. 42.

A turma é composta por 23 alunos, na faixa etária entre 09 e 10 anos, em nível silábico e alfabético , muitos não dominam algumas convenções ortográficas. Durante todo processo da construção do conhecimento houve um grande avanço no processo ensino aprendizagem da minha turma.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A prática proposta escolhida neste relato de experiência da minha turma, levando em conta as necessidades encontradas foi o eixo de leitura,oralidade, análise linguística e apropriação de SEA organizados em sequência didática e atividades práticas desenvolvidas de maneira lúdica , atrativa e prazerosa com aulas de contação de história,vídeos, pesquisas, experiência, artes ,etc.Envolvendo as atividades de leitura, escrita e produção pude avaliar o processo de construção da aprendizagem de cada criança. Destaca Goulart(2007)’’todos somos responsáveis pelo trabalho com linguagem seja na primeira série/ano escolar ou nas últimas séries/ anos do ensino fundamental”(p.92) .Das diversas situações didáticas desenvolvidas pela turma do 2º ano observei o interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Todas as atividades relativas ao componente curricular língua portuguesa,matemática e ciências, envolvendo momentos de conversas, exposições orais, leitura e escrita de textos, análise de imagens, gráficos, situações problemas ,pesquisas, experiências e outras atividades possibilitaram o estudo das diversas áreas de conhecimentos .

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMAS DE AVALIAÇÃO

Disciplinas trabalhadas :Português ,Matemática, Ciências, Artes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com