TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teóricа

Trabalho acadêmico: Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teóricа. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 9

1- Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:

Propor uma ação para poder amenizar esses problemas, contribuindo assim para um meio ambiente limpo e saudável é que venho elaborar esse projeto de intervenção cujo tema é “Reciclar para um Ambiente Saudável”. Esse projeto vem salientar que todos nós temos de preservar o meio ambiente e de ter responsabilidade e consciência de que, depende de nós para poder viver em condições de dignidade.

O sentido de trabalhar por um meio ambiente sadio constrói-se num fazer diário, numa relação grupal e pessoal e, por isso, a tomada de consciência ambiental só podem traduzir-se em ação efetiva quando segue acompanhada de uma população organizada e preparada para conhecer, entender e exigir seus direitos e exercer suas responsabilidades. (GUTIÉRREZ & PRADO, 2002, p.14).

Para tanto, o projeto teve como objetivo fazer uma análise das contribuições que o lixo reciclável oferece para o desenvolvimento ambiental e como deveria ser utilizado pela comunidade na qual participou do projeto proposto. As experiências vividas foram posta em prática sendo bem utilizadas e transformadas em estratégias significativas facilitando o trabalho na instituição e assim contribuindo para a construção do conhecimento e também chamar a atenção da comunidade para a importância da reciclagem do lixo. A interação da comunidade foi muito produtiva gerando substancial relatório das atividades desenvolvidas internamente sempre em conjunto e autorizadas previamente pela instituição.

Ao trabalharmos com a reciclagem buscamos por despertar maior interesse e estímulo nas pessoas despertando a curiosidade em relação ao lixo o qual produzem no seu dia a dia, fazendo com que haja cooperação e participação tornando esses trabalhos muito mais interessante. Com o material em mãos a comunidade vê o resultado na prática, sendo para alguns a melhor maneira de aprender a importância da reciclagem no meio ambiente e em nossa vida.

Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que perceberam os benefícios que este procedimento iria trazer para o nosso planeta.

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis, sendo que o seu crescimento econômico também deve estar aliado à preservação do meio ambiente.

Muitas indústrias estão reciclando materiais como forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias.

Muitas campanhas educativas da coleta seletiva de lixo e reciclagem já são comuns em várias partes do mundo e tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades .Portanto, a reciclagem apresenta como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas, entre esses materiais mais reciclados estão o vidro, alumínio, papel e o plástico . Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

A reciclagem é um processo de transformação de materiais usados em novos produtos, sendo empregada na recuperação de uma parte do lixo sólido produzido (REINSFELD, 1994).

Segundo VALLE (1995 ), “reciclar o lixo significa refazer o ciclo, permite trazer de volta, à origem, sob a forma de matéria-prima aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados, mantendo as suas características básicas”. Assim, em uma escala menor poderíamos dizer que a reciclagem se concretiza sempre que se encontra um novo uso para alguma coisa que, até então, já não teria nenhuma utilidade.

Consequentemente então concluímos que a reciclagem é a forma mais racional de eliminarmos os resíduos produzidos pela atividade humana, pois todo o material usado retorna para o ciclo de produção, ou então, reutilização, o que ajudaria, e muito a solucionar o problema do excesso de lixo nos aterros sanitários. A tarefa de conscientização com relação à reciclagem é uma missão de todos nós neste país, já que conseguimos viver e ter todas as nossas necessidades básicas atendidas e, justamente por isso, somos produtores cada vez mais de lixo.

Essa prática, não apenas reduz a quantidade de resíduos, como também recupera produtos já produzidos, economiza matéria-prima, energia e desperta nas pessoas hábitos conservacionistas, além de reduzir a degradação ambiental (SCARLATO, 1992).

A reciclagem aparece como uma das soluções mais viáveis ecologicamente para a resolução dos problemas pertinentes ao lixo. Por outro lado, a reciclagem pode contribuir para a poluição do ar e da água se os produtos químicos empregados no reprocessamento dos materiais não forem usados de forma apropriada.

Segundo Scarlat e Pontin (1992, p. 57) “a reciclagem é considerada a solução mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas diminuir os acúmulos de detritos na natureza, e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis”. Assim, adotar a reciclagem significa assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Além de reduzir os resíduos urbanos, permite o prolongamento da vida útil de aterros e ainda a geração de empregos para catadores.

De fato, diante dessa enorme e crescente produção de resíduos sólidos no planeta, a coleta seletiva, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, para as mesmas finalidades ou em usos diferenciados, são soluções encontradas para aumentar a vida útil dos aterros e para se promover um uso mais inteligente de nossos recursos naturais. (OLIVEIRA; CARVALHO, 2004)

A reciclagem de uma tonelada de papel representa a não derrubada de vinte árvores, enquanto que a reciclagem de uma tonelada de metal significa a economia de cinco toneladas de bauxita. (OLIVEIRA;CARVALHO,2004).

Em nossa sociedade, dita moderna e progressista, deveríamos acrescentar mais um adjetivo: “consumista”. Isso decorre do fato que, é que consumimos muito. Segundo estimativas, cada habitante produz em média, cerca de 1 Kg de lixo diariamente, ou seja, se contabilizarmos tudo isso, chegaríamos a milhões de toneladas de lixo produzidas anualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com