TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Bolsista Aprendizagem Cooperativa

Trabalho Escolar: Relato Bolsista Aprendizagem Cooperativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

Durante a semana de seleção pude vivenciar diversas experiências que, sem dúvidas, foram importantes para o meu crescimento pessoal e profissional. Na segunda feira, primeiro dia de atividades, o processo se iniciou com uma palestra do professor Manoel Andrade. O professor fez um relato da história do PRECE e PACCE, colocando a maior parte dos bolsistas a par de uma realidade totalmente nova. A maior parte dos estudantes pareciam empolgados com a história contada pelo professor e a palestra foi bastante importante para criar uma ideia inicial da bolsa de monitoria em aprendizagem cooperativa para os pleiteadores de vagas. O dia de segunda feira foi mais para abordar o carácter da bolsa para os candidatos.

O segundo dia de atividades, terça feira, foi iniciado pela palestra do professor Manoel Andrade, onde o mesmo fez uma abordagem dos cinco elementos da aprendizagem cooperativa, são eles: Interação social, responsabilização individual, desenvolvimento de habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Foi feita uma breve explanação do que cada conceito representava dentro da metodologia do programa. Vale ressaltar que o número de candidatos teve uma pequena diminuição.

Após o momento do auditório com o professor, os alunos foram encaminhados ás salas onde, com a ajuda dos facilitadores, realizaram a oficina de história de vida. Não participei ativamente desse processo, como era da equipe de apoio, não tive muito contanto com as salas nesse primeiro dia. Minhas atividades estavam mais ligadas a resolver problemas que surgiam na hora, como o aparelho de ar condicionado que quebrou e estava derramando muita agua, então, fui encarregado que encontrar um balde e um rodo para tentar minimizar os transtornos. Pelo relato de amigos e o que percebi nos dias posteriores, a oficina de história de vida foi muito interessante e criou laços bem fortes entre os candidatos novatos. O segundo dia de atividades se encerrou após a oficina de história de vida.

O terceiro dia de atividade foi, na minha opinião, o mais técnico de todos, pois foi o dia de atividades ligadas á elaboração de projetos. As atividades se iniciaram no auditório com as palavras do coordenador do programa de aprendizagem cooperativa Hermany Vieira, onde o mesmo fez uma breve apresentação para situar os novatos de como proceder para a elaboração do projeto, fato muito importante para a semana de seleção. Após o momento no auditório, os alunos foram direcionados as suas respectivas salas e deram inicio ao esboço de seus projetos guiados pelo modelo de marco lógico. Não frequentei por muito tempo uma determinada sala, pois como minha função não era de facilitador, eu não fui encarregado de ficar em um só local, mesmo assim pude perceber que para a maioria esse foi o dia mais importante e todos se esforçaram o máximo para tentar fazer o esboço do projeto da melhor maneira possível. O terceiro dia de atividades se encerrou após o término da oficina de projetos.

O quarto dia de atividades foi o mais descontraído, pois grande parte dos novatos já havia criado algum tipo de contato com os outros bolsistas, para simplificar, devido ás oficinas e outras atividades realizadas, a interação social estava se tornando cada vez maior. A atividade realizada foi a criação de jogral, atividade onde os novatos iriam se reunir e declamar um texto em voz alta no auditório. Essa atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com